DR. JOÃO ANTONIO MACEDO SANTANA

Ainda sobre a sessão do último dia 23, na Academia Sergipana de Letras, quando o Dr. Marcos Almeida pronunciou conferência sobre tema relativo à fé e à razão. Publiquei texto alusivo ao evento na mesma data, no site RECANTO DAS LETRAS.

Lembro-me de que, ao entrar no ambiente onde a aludida conferência se realizou, notei entre outras pessoas, um homem de sorriso acolhedor e simpático. Pensei até que devesse ser um dos meus ex-alunos ou colegas de colégio. Prestando atenção ao Dr. Marcos, esqueci-me daquele homem. Na saída, no momento dos cumprimentos, eis que, todo vestido de branco, roupa de médico e cara de médico, novamente o rapaz esboçava um leve sorriso.

Hoje, pela manhã, recebo um envelope volumoso, entregue por um mensageiro da CLIMED (Clínica Médica de Sergipe). Ao atendê-lo, a pergunta foi: A professora Tânia ainda mora aqui? Sou eu a professora Tânia. O Dr. João Macedo Santana envia para a senhora estes documentos. Mas eu não conheço um médico com este nome. É para a professora Tânia, está anotado no envelope. Sim, estava. Nome completo e endereço. Recebi e fiquei tentando descobrir de quem se tratava. Observei todo o material enviado e logo imaginei que fosse aquele homem vestido de branco, timidamente sentado na antepenúltima fila do salão de conferências da ASL. Realmente, em um dos seus livros, vejo a foto, ele mesmo.

Como sou de me encantar, encantada fiquei e estou com a finesse do médico e agora direi algo sobre ele e sua obra.

Dr. João A. Macedo Santana, sergipano de Aracaju, médico e professor da UFS, nesta mesma instituição graduado. Pós graduado na Universidade do Estado de Nova Iorque, Syracuse/USA. Professor Adjunto de Fisiologia Humana do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da UFS, Especialista em Medicina Nuclear e Imagem Molecular. É tão expressivo o Curriculum do Dr. João que chega a impressionar quem o lê.

Sobre ele disse o Dr. João Vítola, Presidente do Grupo de Estudos de Cardiologia Nuclear, da Sociedade Brasileira de Cardiologia _ referindo-se ao trabalho intitulado MANUAL BÁSCIO DE MEDICINA NUCLEAR EM CARDIOLOGIA: “Este texto, Manual Básico de Cardiologia Nuclear, escrito pelo colega Dr. João Antonio Macedo Santana, é uma oportunidade excelente para revisão de conceitos gerais sobre as aplicações das técnicas nucleares em cardiologia, descrevendo os princípios básicos que norteiam a técnica, preparo do paciente para investigação, bem como a interpretação dos resultados, tanto do ponto de vista diagnóstico quanto prognóstico”.

Cito agora apenas alguns exemplos de honrarias científicas atribuídas ao Dr. João e que constam do imenso volume de suas informações como: MEMBER OF THE SOCIETY OF NUCLEAR MEDICINE _ USA _ out 1 _ 1987; MEMBRO EFETIVO (conferido pela Sociedade Brasileira de Diabetes _ São Paulo/SP 17 de agosto de 1989; MEMVER OF THE RADIOLOGICAL SOCIETY OF NORTH AMERICA _ USA _ 1 DEC, 96.

Do material recebido, listo: CINTILOGRAFIA DE PERFUSÃO FUNCIONAL REGIONAL CEREBRAL _SPECT CEREBRAL, obra assinada por dois médicos: João Macedo e Edward Robert M. Donald; MANUAL BÁSICO DE MEDICINA NUCLEAR EM CARDIOLOGIA; EDELZIO VIEIRA DE MELO: um homem público exemplar; e FILOSOFANDO (visões cotidianas da vida), publicado pela Gráfica Editora J. Andrade, Aracaju, 2004.

Volto a dizer que estou encantada com a especial fineza de Dr. João Macedo e, garanto-lhe retribuir lendo e comentando as suas obras, aquela sobre Edelzio Vieira de Melo e a outra sobre a Filosofia. A produção sobre Medicina fica para a apreciação competente de quem muito bem dessa nobre ciência se encontra aparelhado para cuidar.

Obrigada, Dr. João Antonio Macedo Santana