Andando em Círculos

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

ANDANDO EM CÍRCULOS

A histórica jornada do povo Israel, entre o Egito, o deserto do Sinai e a Palestina, foi um dos episódios mais negativos da história da humanidade. A interpretação desse acontecimento que durou quarenta longos anos é clara e magnificamente feita pelo escritor da Epístola aos Hebreus: "Temamos, portanto, que sendo-nos feita a promessa de entrar no descanço de Deus, suceda parecer que alguns de vós tenha falhado. Porque fomos evangelizados - euêngelismenoi - como se deu com eles, mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé daqueles que a ouviram. Nós porém, os que cremos, estamos no descanço, conforme Deus tem dito: Assim jurei na minha ira, não entrarão no meu descanço - Hb. 4.1-3. Paulo, apóstolo, na epístola aos Romanos, catedral da doutrina cristã, escreve: "A fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela Palavra do Cristo" - Rm. 10.17.

O início do tormento ao povo Israel foi quando, morto o Faraó que conhecera a José, o próximo mandatário encetou duro trabalho escravagista naquele povo. Por ordem e desígnio de Deus, Moisés retirou-os, uma leva de seiscentas mil pessoas com gado, crianças e utensílios, atravessando milagrosamente um braço do Mar Vermelho. Estabelecidos em tendas e cabanas, durante quarenta anos vagaram ali. Andaram como que em círculos, sendo que, finalmente, ali morreu toda aquela geração, com excessão apenas de Josué e Calebe, com suas famílias, para que se cumprisse a promessa de Deus. De seiscentas mil pessoas, só restauram estas, daquela geração.

O que nos prende a atenção no fracasso dessa empreitada é o fato de girarem em círculo durante aqueles quarenta anos.

Depois de muitos dias, voltei a visitar uma igreja próspera e bem ordenada que conhecera há já alguns anos. Fiquei inquieto quando constatei que ao apelo do líder - não era eu o pregador naquela noite - a frente do auditório se encheu de pessoas que vinham em busca de reconciliação, perdão e comunhão com Deus. Até aí, tudo bem, não fosse o fato de serem estas as mesmas pessoas que eu havia conhecido no passado em idêntica situação e em idêntica atitude.

Não evoluiram, pensei. Não melhoraram. Não cresceram.

Alguma coisa deve estar errada no sistema de edificação deste prédio que é a Igreja do Cristo.

Se o Ministério da Educação descobrir que exista uma escola onde os alunos continuam no mesmo estado de aprendizagem e conhecimento desde quando iniciaram, certamente tal instituição tratará de rever seus métodos pedagógicos. No passado, época apostólica, já o mestre que escreveu aos Hebreus advertia: "De fato, quando devieis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais os princípios elementares das palavras de Deus - Logian tou Theou.- Assim vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido". - Hb.5.12. Paulo, apóstolo, escreve que Deus quer o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério - diaconia - serviço.

Alguns (muitos) aprendem sempre, sem nunca praticar. Á fé sem as obras é morta - diz Tiago, o escritor.

O crescimento e o apereiçoamento do caráter cristão, a que denominamos santificação, exige método e ensino. O sistema estabelecido é repetitivo, porém não sai do lugar. Não caminha. Não progride. Sem a leitura sistemática e a prática da Bíblia (cristianismo, Nova Aliança, Novo Testamento) não haverá crescimento espiritual - Fé não fingida.

Crescer na graça é orar; crescer no conhecimento é estudar a Palavra Escrita de Deus. Sem isto, teremos bons músicos, ótimos cantores e entusiastas pregadores de massas, movimento, ação... andando em círculos. Nenhum ganhador de almas; evangelista. Se não cresço, não posso alcançar o mundo perdido. A multidão que frequenta igreja pouco sabe além de receber. Crianças em busca sempre de leite. Quando indagados acerca de produzir outros aprendizes, a maioria afirma nunca te-los conseguido. Arvores sem fruto, sem trabalho, sem produção... E sem galardão.

Só Jesus.

_______________________________________

O Pr., Th. D. Honoris Teologia, D. D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koine:

serafimprdr@ig.com.br