O fim do mundo para o futebol paulista

Os rumores sobre o fim do mundo atingiram o ponto de fervura com o lançamento, dias atrás, de "2012", o novo filme de Roland Emmerich - autor de outros longas com previsões catastróficas, como 'Independence Day' e 'O Dia Depois de Amanhã'.

Por incrivel que pareça, há, de fato, quem acredite na possibilidade de que o mundo vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012, quando um ciclo de 5.125 anos, conhecido como "Contagem Longa", no Calendário Maia, supostamente deve chegar ao fim. Para tranquilizar aqueles que costumam se assustar com qualquer bobagem, a NASA (Agência Espacial Americana) e o CEPN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), duas respeitadas instituições cientificas, já emitiram notas garantindo que a humanidade não corre riscos - pelo menos por enquanto.

Entretanto, depois da penúltima rodada do Brasileirão, o mundo parece mesmo ter acabado para os clubes paulistas. É verdade que o Palmeiras deu um suspiro ao passar por cima do Atlético-MG, mas tudo indica que a hegemonia paulista será inapelavelmente quebrada. Nos últimos 10 anos, os clubes de SP ganharam sete títulos brasileiros. Agora vai ser difícil conter o embaladíssimo Flamengo.

O São Paulo, que sonha com o tetra, este ano é apenas uma caricatura do time que ganhou três anos seguidos o título Brasileiro. O tricolor é um time sem craques, um time mediano. Quem apostou que Hernanes - revelação de 2008 - seria este craque, descobriu que ele um jogador comum. Muito toquinho de lado, mas nunca consegue fazer a diferença.

O Palmeiras é uma equipe instável. O tal suspiro de onterm coincidiu com a volta do bom futerbol de Diego Souza, autor de um gol antológico. Um gol que só os gênios conseguem fazer - embora seja um exagero chamá-lo de "gênio".

O Santos está apenas conformado por não cair para a Série B. Quando Luxemburgo assumiu - após ser demitido do Palmeiras - o clube estava em 13o lugar. O narcisista treinador certamente colocará em seu currículo que a campanha foi positiva, já que agora está em 11o...

E o Corinthians? Bem, o Corinthians não está nem aí para o Brasileiro. Só quer saber da Libertadores 2010, no ano em que completará 100 anos. Se não conquistar a América - ou se, no mínimo, não fizer uma campanha empolgante - ai sím saberemos o que é o "fim do mundo".

Melhor nem pensar no que o "bando de loucos" será capaz de fazer quando acabar a paciência com um time que perdeu a vontade de ganhar.

OS 10 ÚLTIMOS CAMPEÕES

2008 - São Paulo)

2007 - São Paulo

2006 - São Paulo

2005 - Corinthians

2004 - Santos

2003 - Cruzeiro

2002 - Santos

2001 - Atlético-PR

2000 - Vasco

1999 - Corinthians

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 30/11/2009
Código do texto: T1952004