Alagoanos Ilustres

Diante de tantas mazelas que afetam o nosso pobre Nordeste e, particularmente, o nosso pequenino estado de Alagoas, às vezes tenho fugido do meu propósito que é o de falar apenas das coisas boas, deixando a cargo da imprensa tratar do lado negativo, como a corrupção e outros males que maculam não só a nossa região, mas todo o Brasil.

Aqui iniciei com meus versos em quadras e sextilhas, falando das belezas naturais de Maceió, encantado pelas suas praias e lagoas. Com o decorrer do tempo, provocado pelo descalabro da corrupção, ousei escrever algumas crônicas sobre o tema, apenas para extravasar o meu sentimento de indignação, mesmo reconhecendo que nenhum peso elas teriam na opinião pública.

Pelo tempo de convívio com a comunidade alagoana, a partir da década de 70, cuja porta de entrada foi a histórica cidade de Penedo, tive o interesse de conhecer personalidades ilustres que fizeram ou ainda fazem história em Alagoas. Para não incorrer no pecado da omissão, não vou aqui citá-los nominalmente, apenas lembrar os diversos segmentos em que atuaram ou ainda atuam. Na literatura, na medicina, no direito, na política, na música, no esporte, no jornalismo, são muitos os que não só brilharam ou ainda brilham no Brasil, mas também no exterior. O sucesso de alguns nos empolga pela maneira como tem representado o nosso Estado e o nosso país, levando-nos a acreditar que não importa a nossa origem, o que importa é o que realmente somos. Se somos dotados de inteligência, temos a capacidade vencer, sabendo utilizá-la.

Diante de inúmeros alagoanos ilustres, do passado e do presente, o que me despertou para o presente texto foram alguns profissionais que deixaram o nosso Estado, agora brilhando pelos estados do sul e sudeste em face da maior oportunidade de aproveitamento dos seus talentos. Ficamos daqui aplaudindo-os e desejando-lhes todo sucesso não apenas para seu benefício próprio, mas também para elevar o nome desta terra tão enxovalhada pela corrupção. Felizmente, mesmo afetado pelo joio, um bom trigal prosperou.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 08/12/2009
Reeditado em 09/12/2009
Código do texto: T1967693
Classificação de conteúdo: seguro