Vivendo a Felicidade

A felicidade é um dos sentimentos mais relativos do ser humano. Para alguns, ela é passageira, dura pouquíssimo e a busca por ela é eterna, para outros ela está presente nas coisas simples da vida, e há também os que a relacionam diretamente com o sucesso, seja profissional, amoroso, sexual...

Esse sentimento pode estar em qualquer lugar, a qualquer momento. Ele está presente na mãe que passa meses com enjôos, tonturas, mau humor..., mas que, ao ver seu filho, sente-se a pessoa mais feliz do mundo; no atleta que ultrapassa a faixa final da corrida em primeiro lugar; no empregado que recebe a tão sonhada promoção; no jogador que acerta o último pênalti do jogo ou nos torcedores que aguardam ansiosamente para gritar e comemorar a tão cobiçada vitória...

Relacionada ao amor, à fama, à realização profissional, à sexualidade, aos estudos, à família, entre outros, a felicidade é essencial a todos. Por causa disso, muitos a buscam incansavelmente, sem perceber que quanto mais se corre atrás dela, mais ela vai se afastar.

Quando criança, chantagens como “só vou ser feliz quando ganhar esse brinquedo” são comuns, porém, muitas vezes, após obter o tão desejado objeto, a criança o deixa largado, e, quem sabe, encontra um modelo bem mais divertido sem o qual não consegue viver feliz.

Mais tarde, jovens começam a relacionar a felicidade com a tão sonhada aprovação no Vestibular ou com um namoro bem-sucedido. Quando adultos, a preocupação já passa para o trabalho e para o casamento, e com o tempo essa busca só tende a se estender pelo resto de nossas vidas.

Quando menos esperamos, a felicidade nos encontra, fazendo-nos perceber que toda essa busca não nos serviu de nada. É aí que descobrimos que a felicidade está no simples fato de viver.