Relação Homem/Mulher

Apesar de ser considerada “sexo frágil”, a mulher, ao longo dos anos, tem conquistado cada vez mais espaço no mundo, seja no campo social, político, econômico, entre outros, chegando, em alguns aspectos, próximo à igualdade com os homens, compartilhando algumas vezes o mesmo espaço sócio-econômico que os mesmos.

Essas modificações que vêm ocorrendo com o passar do tempo têm gerado uma nova tendência do mundo contemporâneo, onde as fronteiras e os limites entre os papéis masculinos e femininos têm sido cada vez mais diluídos. Mulheres saíram da cozinha para conquistar carreiras militares, largaram a agulha e a linha para se tornarem políticas revolucionárias, deixaram de cuidar apenas da casa e dos filhos para virarem médicas, engenheiras, advogadas, cientistas, arquitetas...

Com essa nova tendência, as imagens masculinas e femininas construídas e ditadas social e culturalmente por séculos – algumas até por milênios – estão finalmente desaparecendo na contemporaneidade. Um exemplo está na literatura, onde mesmo os textos em que o eu - lírico era feminino, como as cantigas de amigo do trovadorismo, eram escritos por homens, e, na atualidade, mulheres escrevem inúmeros livros, teses, artigos, jornais, revistas,...

Porém, essas mudanças não ocorreram apenas no campo feminino. Enquanto tempos atrás o homem deveria ser guerreiro, trabalhador, ter força física para sustentar a família, sendo altamente machista e sofrendo variados preconceitos por atitudes consideradas na época como “homossexuais”, por se tratarem de “ações femininas”, hoje em dia, há homens que exercem profissões como costureiro, chefe de cozinha, homens conhecidos como metrossexuais, que freqüentam salões de beleza, são vaidosos, não têm medo de utilizar roupas e acessórios com a cor rosa, considerada por tempos uma cor exclusivamente feminina.

As diferenças entre as mulheres e os homens não se tratam apenas da forma física ou dos aspectos biológicos, os gêneros se dividem entre o que realmente são e as formas de imagens inventadas pelo ser humano. Com a extinção de algumas dessas diferenças, ocorre o aparecimento de novos paradigmas para que as novas formas de relação entre homens e mulheres sejam atendidas. A sociedade ainda precisa dar muitos passos para que a igualdade entre os sexos seja atingida completamente.