Um Projeto de Sucesso Social

Dentro de uma sociedade capitalista, na qual nosso país está inserido, onde o sucesso do ser social está ligado cada vez mais ao status financeiro de que este detém, um método de ensino deveria ser adotado por toda instituição de ensino, o método de projeto, que vise a dar a este ser social um status financeiro de sucesso.

Pois todo e qualquer projeto exige um plano. Se existe um plano, existe um objetivo e este nasceu de um planejamento, que implica em ação que envolve todos os indivíduos componentes da comunidade escolar, indivíduos detentores dos anseios que a sociedade tem sobre eles.

Portanto, na elaboração deste projeto, devem ter sido incluídos no conteúdo programático disciplinar, disciplinas que levarão aos participantes deste dar um resposta satisfatória aos anseios sociais. Terão levado em conta a habilidade e capacidade daqueles que irão executá-lo. Constarão cronogramas, métodos, metas, objetivos claros, e mecanismos que avaliarão constantemente sua execução.

O que nos preocupa quando da utilização do método de projeto no processo ensino-aprendizagem é a questão do modismo, quando escolas, principalmente públicas, inconseqüentemente adotam tal método simplesmente por ouvir dizer que é bom, sem a realização prévia de um planejamento, o que sem dúvida nenhuma levará ao fracasso desse processo.

Que se adote em todas as escolas o método de projeto, com planejamento, tendo como o seu objetivo maior, o sucesso social do individuo que dele participe.

Ielton Mendes
Enviado por Ielton Mendes em 20/07/2006
Reeditado em 20/07/2006
Código do texto: T197803