CONFUCIONISMO

O CONFUCIONISMO

FlavioMPinto

Doutrina do pensador chinês Confúcio( 551-479 aC), grafia latina do nome de Koung Fou Tseu( ou mestre Kung), que mescla filosofia, ideologia, política, sociedade e religiosidade.

Confúcio nasceu em meados do séc.VI a.C. numa família pobre da província de Chan-tung. A China encontrava-se dividida em estados feudais que lutavam pelo poder e sua família é forçada a mudar de cidade diversas vezes. Ao regressar á sua terra natal reúne o primeiro grupo de discípulos. Sua doutrina influencia todas as esferas da vida chinesa e é a base da educação desde a unificação da China no séc II até a República do Kuomintang no séc XX.

As primeiras críticas surgem do Kuomintang-1949 e sua doutrina é rotulada de conservadora, feudal. A perseguição aos confucionistas acirra-se com a ascenção dos comunistas ao poder-1949 e sobretudo durante a Grande revolução Cultural Proletária-1966/1976.

O princípio básico do Confucionismo é conhecido pelos chineses como junchaio( ensinamento dos sábios) e define a busca de um caminho superior(Tao) como forma de viver bem e em equilíbrio entre as vontades da Terra e do Céu. O Tao é a fonte de vida para os orientais. É um ponto de equilíbrio entre a mente e a maneira de se encarar a vida e todas as coisas.

Confúcio é mais um filósofo do que um pregador religioso. Suas idéias sobre como as pessoas devem se comportar e conduzir sua espiritualidade se fundem aos cultos religiosos mais antigos da China, que incluem centenas de imortais considerados deuses, criando um sincretismo religioso. O Confucionismo foi a doutrina oficial da China durante quase dois mil anos, do séc. II até o séc. XX. Fora da China, a maioria dos confucionistas está na Ásia, principalmente no Japão, Coréia do Sul e Cingapura.

No Confucionismo não existe um deus criador do mundo nem uma igreja organizada e sacerdotes. O alicerce místico de sua doutrina é a busca do Tao, conceito herdado de pensadores religiosos anteriores a Confúcio. O Tao é a fonte de toda a vida, a harmonia do mundo. No Confucionismo, a base de toda felicidade dos seres humanos é a família e uma sociedade harmônica que devem ser regidas pelos mesmos princípios: os governantes precisam ter amor e autoridade como os pais; os súditos devem cultivar a reverência, a humildade e a obediência dos filhos.

Confúcio ensina que o Ser humano deve cultuar seus antepassados mortos de forma a perpetuar o mesmo respeito e amor que tem por seus pais vivos. De acordo com a doutrina, o Ser humano é dotado de quatro dimensões: o eu, a comunidade, a natureza e o céu- fonte de auto-realização definitiva. São consideradas as cinco virtudes essenciais amar ao próximo, ser justo, comportar-se adequadamente, conscientizar-se da vontade do céu e cultivar a sabedoria e a sinceridade desinteressada. Somente aquele que respeita o próximo é capaz de desempenhar seus deveres sociais. O único sacrilégio é desobedecer a regra da piedade. Prega uma reforma moral e constitui uma educação total do indivíduo. Para Confúcio, é por meio da educação que o indivíduo se transforma e se eleva.

Os ensinamentos estão reunidos em cinco livros chamados Wu Ching ou Os cinco clássicos. São eles o Shu-Ching, clássico da política; Shi-Ching-clássico da poesia; Li-Ching- livro dos Ritos, visão social; Chun-Chiu-Anais das Primaveras e Outonos-visão histórica; e I-Ching- o livro das Mutações, que aborda os aspectos metafísicos da vida. Este é o mais conhecido no Ocidente e afirma que o universo é regido por duas forças ou qualidades complementares e opostas que interagem em constante mudança: o Yang (masculino) e o Yin(feminino).

Propõe que o homem nobre deve saber equilibrá-las e para isso contém um oráculo com 64 hexagramas compostos de 6 linhas, que podem ser contínuas ou interrompidas, cada um exprimindo um texto decifrativo.

Os confucionistas prestam culto a seus antepassados pela veneração e oferendas, que podem ser feitas em altares domésticos ou nos templos. Os rituais mais importantes são os da vida familiar, com destaque para o casamento, por criar uma nova família e os dos funerais.

Um dos aspectos do confucionismo que mais tem conseguido adeptos no Ocidente é o Feng Shui, conjunto de definições de como construir e ocupar casa e edifícios, da escolha do terreno á disposição dos cômodos e móveis, suas funções e objetos, de forma a garantir que a energia vital da Terra, chamada Chi, possa fluir e garantir saúde, harmonia, paz, prosperidade e felicidade a seus ocupantes.