A Vida na Terra

Manhã de sol, céu azul, ares perfumados pelas flores da laranjeira. Esta rodeada de beija-flores e borboletas. Das flores, os animaizinhos sugam o néctar a fim de adocicar suas vidas... e tempo depois, nós colhemos doces laranjas amarelas e fazemos nossos refrescos. A natureza em sua completude é simplesmente plena harmonia e beleza.

Deus não deixou nada faltar. Fez tudo em perfeito sortimento numa natureza disposta a ser usada. Feito uma genetriz; uma mãe natureza!

Porém, o homem em sua infeliz cobiça pelo dinheiro abusa dela. Resultado: a nossa mãe agoniza... chora chuvas ácidas; vomita rios poluídos; cai sua plumagem verde; queima em febre de efeito estufa.

Hoje, a humanidade enxerga o quanto colaborou para a destruição do meio ambiente. Pois a queima de combustíveis fósseis, como o gás natural, o petróleo e o carvão, além do desmatamento de florestas, são ações que trazem conseqüências terríveis à vida animal e vegetal na Terra. Conseqüências, essas, que já se fazem preocupar cientistas, entidades governamentais e não-governamentais. Todos trabalhando para, ao menos, tentar atenuar os efeitos climáticos catastróficos. E como exemplo desse trabalho, temos o Protocolo de Kyoto – consiste na reunião de assinaturas de países industrializados, com o objetivo de formalizar o cumprimento de medidas da despoluição.

Infelizmente, esses esforços e medidas são insuficientes frente ao tamanho da gravidade do problema. Entretanto, precisamos de atitudes simples. Isso mesmo, simples. Como cada ser humano plantando uma árvore em sua casa. Gesto tão simples que salvaria a vida do planeta.

Assim, venha plantar o verde e ver a esperança crescer! Basta plantar. Veja, meu irmão, como a vida é simples.

Diego Rocha