Manifestação

Segundo o dicionário (Aurélio): Ato de manifestar-se, manifestação do pensamento; movimento popular, ajuntamento de pessoas destinado a exprimir publicamente um sentimento, uma opinião política; homenagem coletiva a uma pessoa eminente.

O que vemos acontecer no Brasil não se enquadra ao significado apontado pelo dicionário. Tudo começa como uma manifestação, de repente se transforma em algazarra, confusão, selvageria, depredação de patrimônios tanto públicos quanto privados. Pelo visto, nossos governantes aplaudem. Quem vai pagar a conta é a classe média e assalariada em geral, pois essa não tem como fugir dos onerosos impostos descontados na fonte, ou incluídos em bens e serviços que utilizam.

Pior é a atitude do povo seguindo refrões utilizados por grupos de manobras a serviço de políticos sem escrúpulos. Vez ou outra surgem esses grupos de arruaceiros treinados e comandados por interesses escusos.

Nossos jornalistas noticiam os acontecimentos. Faz parte da rotina, tornou-se banalidade.

Quem vê reflete, pensa, indaga, analisa, pesquisa, vai fundo na procura das causas, percebe que existe muita coisa sendo encoberta. Tudo não passa de teatro para enganar espectadores e desviar a atenção daquilo que realmente importa.

Muitas vezes o participante é presenteado com uma boa refeição, uma cesta básica... Isso quando não acontece alguma coisa com a qual não contava, como um acidente ou até a morte.

Que importa? Naquela massa ele era apenas um número!