Sabedoria tolteca*

Quando os conquistadores espanhóis chegaram à América (especialmente no atual México), em 1519, encontraram imensas edificações - atualmente supostamente atribuídas aos Maias, Toltecas e Astecas.

Os toltecas eram cultos e pacíficos; tinham a fama de serem nobres, corteses, respeitosos com seus semelhantes, suaves e atentos em seu trato pessoal, leais e sinceros. Os sacerdotes toltecas possuíam grande sabedoria, cultivando a aritmética, a geometria, a astronomia e a medicina. As diversas tribos sobreviviam respeitando suas próprias e estritas leis de convivência, contadas pelos avós através de suas histórias e lendas.

Na década de 1970, um médico, descendente dos toltecas, escreveu um livro contando quatro ensinamentos fundamentais desta sabedoria que permaneceu escondida dos espanhóis:

Seja impecável com sua palavra. Fale com integridade. Evite usar a palavra para falar contra você mesmo ou para comentar sobre os outros. Use o poder da sua palavra na direção da verdade e do amor.

Não leve nada para o lado pessoal. Nada que os outros façam é por sua causa. O que os outros dizem e fazem é a projeção de sua própria realidade, do seu próprio sonho. Quando você está imune às opiniões e ações dos outros, não será vítima de sofrimentos desnecessários.

Não faça suposições. Encontre coragem para expressar e perguntar aquilo que realmente deseja. Comunique-se o mais claramente possível e evitará mal entendidos, tristeza e drama. Investir neste compromisso transformará completamente sua vida.

Sempre faça o máximo que pode. Seu melhor pode mudar de momento a momento; será diferente estando você saudável, ou doente. Em quaisquer circunstâncias, faça seu melhor, e evitará autojulgamento, auto-abuso e arrependimento.

Na verdade, são acordos com a vida, conosco mesmo! Assumamos, sem medo, os quatro compromissos e transformaremos nossa vida em uma nova experiência de liberdade, felicidade e amor!

--------------------------------------------------------------------------------

*povo nômade que habitou o México no século IX

Nota do autor: texto original do Prof. Clóvis Saldanha, especialmente adaptado para este artigo.

Orson
Enviado por Orson em 21/07/2006
Código do texto: T198813