O TAOÍSMO e a ARTE DA GUERRA

O TAOÍSMO e a ARTE DA GUERRA

FlavioMPinto

Taoísmo é uma escola de pensamento chinesa que busca atingir o Tao.

Este conceito é esmiuçado no Tao-Te King, o livro do Caminho Perfeito, obra guia do taoísmo escrita por LaoTsé( ou Tzu), que nos apresenta, através de poemas e metáforas, um complexo sistema filosófico dotado de uma metafísica que descreve como atingir o Tao. É a Bíblia do taoísmo. Assim como A ARTE DA GUERRA, de Sun Tzu, é produto da era dos Estados Belicosos chineses na metade do primeiro milênio a.C.

O nome Tao-Te King foi dado pelo imperador Han Ging( ou Wen) Gi.

Apresenta uma moral que indica ao Homem o caminho a seguir e políticas para os governantes como uma estrada que devem percorrer para o progresso e procurar o bem estar do povo que representam. Busca atingir a verdadeira felicidade e, é claro, atingir o Tao, que é a fonte de vida para os orientais. Um ponto de equilíbrio entre a mente e a maneira de se encarar a vida e todas as coisas.

“ O Tao é um eterno não-fazer,

E mesmo assim nada fica sem ter efeito.

Se os príncipes e os reis souberem como preservá-lo,

Todas as coisas se farão por si mesmas.

Se elas se fizerem por si mesmas, provocando a cobiça,

Eu as desterro pela simplicidade que não tem nome.

A ausência de desejos cria a serenidade

E o mundo se endireita por si mesmo” (XXXIII do Tao-Te King).

O Tao é um fluir cíclico de energia entre dois pólos: o Yin e o Yang. Essa energia é o Chi, a energia vital. De acordo com a medicina chinesa, quando ocorre o desequilíbrio, surge a doença no Ser humano. O Yin é ligado ao feminino e corresponde a tudo que é contrátil, receptivo, intuitivo. Já o Yang ao masculino. É ligado as coisas expansivas, competitivas, racionais.

São as duas faces de uma mesma moeda: um não existe sem o outro. A referência ao Tao na cultura chinesa não vem só do Tao-Te King: ela vem do I Ching, o livro das Mutações, mais antigo que o Tao-Te King. Os dois constituem a base da filosofia chinesa.

O I Ching é todo estruturado em 64 hexagramas dentro do padrão clássico do pensamento chinês e compostos cada um por 3 linhas cheias ou interrompidas. A cheia representa o Yang e a interrompida o Yin. Constitue-se um oráculo. Um livro interpretativo dos três poderes fundamentais, de acordo com a doutrina: o homem, a terra e o céu. Em qualquer cidade da China pode-se encontrar um adivinho com o I Ching para decifrar um conselho ou informação sábia sobre uma pessoa ou situação que porventura irá passar.

Embora nitidamente endereçado a busca da harmonia, da paz, da concórdia através do auto-conhecimento, as duas obras são a base política e social da força militar de A ARTE DA GUERRA, livro de SunTzu abordando os princípios taoístas para o enfrentamento.

Algumas citações do Tao-Te King:

“ O bom cavaleiro não é belicoso, o bom guerreiro não se enraivece; o que conquista o inimigo não tripudia sobre ele”.

“Quem com verdadeiro Tao ajuda um soberano

Não domina o mundo pelas armas,

Porque as ações caem sobre sua própria cabeça.

Onde acampam exércitos, crescem cardos e espinhos.

Anos de fome sempre seguem as batalhas.

Por isso, o homem de valor busca apenas a decisão e nada mais;

ele não ousa conquistar pela força.

Decisão sem ufanismo,

Decisão sem enaltecimento,

Decisão sem orgulho,

Decisão por não ser possível fazer de outro modo,

Decisão isenta de violência”.

“ Não existe povo que se beneficie com uma guerra prolongada”.

“ As armas são instrumentos de mau agouro;

Todos os seres, creio, bem que as odeiam.

Por isso, o possuidor do verdadeiro Tao

Não quer saber mais delas.

O nobre, em sua vida habitual,

Considera a esquerda o lugar de honra.

Mas na carreira das armas

O lugar de honra é a direita.”

“ Matar grande número de homens

Deve ser lamentado com lágrimas de compaixão.

A atitude de quem saiu vitorioso da batalha

Deve ser a mesma que a de quem assiste um funeral”.

“ O Tao das operações militares repousa num povo harmonizado”.

“ Um ataque bem feito é aquele contra o qual os adversários não sabem se defender; uma defesa bem feita é aquela em que os inimigos não sabem como atacar. Portanto, os mais hábeis na defesa não são assim devido aos muros da fortaleza”.

O modelo do paradoxo do TAOÍSMO e A ARTE DA GUERRA pode ser visto no Tao-Te King, em que tanto a crueldade como a bondade são parte do Caminho do Sábio, pois são opostos. E os opostos, assim como o Yin e o Yang andam juntos. Assim ensina a filosofia chinesa a mais de 3000 anos.

Tanto o Taoísmo como o Confucionismo não dão espaço ao modo ocidental , e democrático, de viver e pensar a vida.

É a submissão pura e simples recatadamente aceita.

Do contrário....