QUANTO VALE UM RONALDO?

Na virada do ano, soube-se que o salário de Ronaldo no Corinthians será de R$ 1,8 milhão por mês, inferior apenas ao de Cristiano Ronaldo, do Real Madri. É difícil imaginar que um clube brasileiro tenha condições de tamanha ousadia. Não pelo que o Fenômeno representa para o Corinthians neste momento, mas pela distância abismal que separa a realidade financeira do futebol brasileiro em comparação com a Europa.

Enquanto o Corinthians tenta sobreviver do patrocínio anual inferior a R$ 40 milhões - além da cota de TV e dos parcos recursos amealhados nas bilheterias dos estádios - o Real Madri, considerado o maior clube do século XX, é uma máquina de fazer dinheiro.

O seu principal patrocinador é a casa de apostas austríaca Bwin (60 milhões de euros anuais), mas o clube também arranca fortunas de gigantes como a Audi e CocaCola e tem outras fontes de renda que não estão ao alcance dos nossos clubes.

Estive na Espanha no Reveillon e, só para citar um exemplo, tive a oportunidade de fazer o Tour Bernabeu, uma visita ao majestoso estádio do Real Madri, que recebe mais de 5 mil pessoas por dia. Cada visitante deixa 15 euros nos cofres do clube. São 75 mil euros por dia. Multiplique por 30 e veja que o salário de Cristiano Ronaldo pode ser pago somente com essa receita turística. E ainda sobram uns trocados.

Isso sem falar que Cristiano Ronaldo é o jogador que gera o maior volume de verba pubicitária no planeta, cerca de 80 milhões de euros, 50% dos quais vai para o cofre do clube.

VEJA O BLOG "FUTEBOL ETC", NO PORTAL DA BAND

http://blogs.band.com.br/marcondesbrito/

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 04/01/2010
Código do texto: T2010373