NOVO ANO, VELHOS PROBLEMAS
Gostaria de começar este ano falando de coisas boas,boas notícias,mudanças benéficas.Mas,ainda não foi desta vez.
Entre outras,temos a tragédia de Angra;aquelas pessoas que estavam lá,na esperança de uma passagem de ano alegre,entre o mar e a montanha,foram surpreendidas pela fatalidade e pelo desespero;poderia ser um de nós,poderia ser qualquer um.
Moradores perderam tudo,inclusive a vida,seu bem maior.
Aparentemente, um fato assim , tão triste, não interessa a ninguém,não é?São fatos naturais,ninguém é responsável.
Será?
Na década de 70 fiz muitas viagens de carro ao Rio e São Paulo;sempre que essas viagens coincidiam com o verão,as mesmas chuvas que caem hoje,destruíam estradas,levavam pontes,barreiras caiam,o caos se instalava.
Uma vez,na altura de Pedro Canário,estado do Espírito Santo,caiu uma barreira,,minutos depois que passei com meu carro;estávamos eu,o motorista e uma tia idosa;por pouco,escapamos.
Mas,ficamos ali;peguei na bagagem uma saia vermelha e sinalizávamos para alertar  os motoristas que vinham em velocidade nesta direção,enquanto meu amigo ligava para a Policia Rodoviária.
A tragédia de Angra e quase todas as outras que acontecem, meu amigo,é uma tragédia anunciada.
O governo não só fecha os olhos para as construções irregulares nas áreas de riscos,baixadas,encostas e alagadiços.De certa maneira,estimula essas construções.Prefeitos,vereadores da região e até líderes de facções religiosas trocam o “kit barraco” por votos e dízimos.As pessoas ,depois,fazem seus” puxadinhos”,suas lajes,aumentam suas casinhas,sem se preocupar com as condições do solo e do terreno.
Acontece com freqüência no Rio, em S. Paulo, nos estados do Sul,na Bahia,em todo lugar.
Em Angra,há um outro risco maior e mais mortal:as usinas nucleares.Deveria haver corredores de salvamento  sempre  abertos para,no  caso de um provável acidente nuclear,as pessoas pudessem  fugir da radiação,o mais rápido possível.Com a Rio-Santos fechada ou parcialmente interrompida esta fuga não seria possível.
Desculpem-me, mas,eu acredito na cumplicidade desses maus políticos e maus religiosos.
Não posso calar diante de tanta dor e de tanto sofrimento.
A deficiência de moradia no nosso pais é enorme;cada vez mais os pobres são empurrados para a periferia,sem saneamento básico e nenhuma infra-estrutura;ao deus-dará.
Num  pais tão rico e onde se rouba tanto,os lucros da Petrobrás e da Vale,empresas brasileiras e estatais ou semi estatais,deveria ser distribuído para o povo brasileiro,seu legítimo dono como acontece em alguns países produtores de petróleo,no Extremo Oriente.Dubai, por exemplo;vão dizer que o pais é imenso e a pobreza é grande.Sei disso,você também sabe,mas ,os”çábios “do governo,não.Bastava uma correta divisão de lucros,vontade política para cobrar os mega devedores do imposto de renda e da previdência ,capturar o dinheiro dos corruptos,que o assunto estaria resolvido .E,não choraríamos tantos mortos,nem precisávamos mais nos indignar com o descaso pela vida.
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 05/01/2010
Reeditado em 05/01/2010
Código do texto: T2012313
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.