BACO, inventor do Teatro

Bem , já falamos de Apolo. Quem leu , ou quem sabe e gosta de Mitologia, tem ideia de quem é Apolo. Tem pessoas que acham chato a Filosofia e a Mitologia , e a Lógica , e as Idéias , mas não vou usar palavras , verbetes difíceis ou pouco usados , porque aí , fica chato mesmo. Vou assim , usando como diz a Psicologia, o fluxo de Consciência , ou seja vou falando o que lembro e tem sentido, de um modo simples . Uma conversa , na verdade. Não quero mostrar nenhuma sabedoria e nem mesmo escrever o texto só pra mim. Quero que os leitores gostem, e que considerem como uma sala de vsita onde poderíamos bater um papo , agradável . Só para ilustrar, tem um comunicador televisivo , na minha cidade , que faz entrevistas . Entrevistas ??? ele pergunta , ele mesmo responde , não deixa o outro falar... quer dizer que ele faz o programa pra ele mesmo. E é nisso que eu não quero fazer. Escrever é um ato político e como tal , deve ser legível e de alcance , à todas as camadas sociais e nivel de escolaridade.

Vamos lá : Baco substitui às vezes Apolo ( Deus dotado de mil e uma atribuições ) como condutor das Musas ( termo muito usado em poetas, são deusas ) e os monumentos o mostram frequentemente associado a Melpomene , a musa da tragédia . Teatro grego, tragédia , muita tragédia . É porque realmente Baco é o inventor do teatro, e foi durante as festas celebradas em sua honra que representaram as primeiras peças . Tais festas se realizavam no momento da vindima . Vindima é ato de colher e apanhar as uvas. é , para quem lida com isso , o tempo de vindimar. O conjunto de uvas vindimadas , Pode ser usada , também em sentido figurado : colheita , por exemplo . A festa era assim : colocados num carro, os vindimadores borravam o rosto com uvas e imediatamente se iniciavam os folguedos . O carro tornou-se uma construção, quando os vindimadores se tornaram comediantes . Os folguedos constavam de usar máscaras com as quais se adornavam muitas vezes os túmulos, prendiam-se aos mistérios de Baco , como inventor da tragédia e da comédia e indicavam que a vida, como as peças de teatro , nada mais é do que uma mescla de prazeres e dores , em que cada um desempenha um papel diferente. No Teatro de Atenas , sempre tinha festa . Consta , eu me lembro quando dos meus estudos que numa delas foi convidado não um , mas todos os embaixadores de Esparta. Os lugares ficaram ocupados . Inesperdamente chegou um velho que , vendo todos os lugares ocupados , ficou a procurar inutilmente um lugar . Ele , claro, queria sentar , descansar .Não encontrou de jeito nenhum . Consta ainda que , o velho estando atrapalhado , fez com que os estudantes de Atenas começaram a caçoar do pobre velho . Em compensaçao , todos os imperadores apressaram-se a levantar e ofereceram os seus lugares ao velho . Nestasa alturas , oa povo aplaudiu muito os imperadores que ouviu do velho o seguinte : _ "Os atenienses sabem aplaudir as virtudes, mas os espartanos sabem praticá-las ".

Pelo visto , desde sempre os jovens continuam irreverentes. O que você acha ?

OBS: viu só de onde vem a expressão : a vida imita a arte ou vice-versa. Nada é de agora já vinha lá de longe dos gregos . Por isso , sabemos que muita coisa já é produto do passado... nada é tão uptodate... vem lá dos tempos de outrora .

Assim é que Baco , o qual era primitivamente o vinho (lembre-se que estamos na Mitologia ) personificado , se tornou de certo modo símbolo da vida humana considerada espécie de ebriedade ( ebriedade vem de ébrio , vulgarmente embriagado ou bêbado)

da alma . ( às vezes nossa alma se embriaga e se embriaga mesmo, não com o vinho , mas com palavras . Daí a necessidade de usar a razão e não se dominar pela paixão , somente ) veja a mitologia nos ensina isso , claramente ou através de metáforas , figuras . . A ebriedade da alma que no seu extravio vinha apoderar-se de uma prisão terrestre nascendo um corpo material. ( pena que eu não tenha recursos técnicos para lhe mostrar as máscaras trágicas ) .

A TAÇA MÌSTICA

Segundo CREUZER , a taça , que é o atributo de Baco ( veja que usam muito , isso em poemas . O uso de produtos usados pela mitologia com símbolos . Nada criado , agora , mas lá atrás , pela mitologia e os poetas se usufruem disso. Eu também uso muito ).

Então a taça que é o atributo de Baco , tinha um significado Místico. A alma ,sorvendo-a , embriaga-se , esquece a sua natureza superior , não pensa mais senão em unir-se ao corpo pelo nascimento e segue a estrada que deve conduzí-la à sua morada terrena .

FELIZMENTE , ali ENCONTRA OUTRA TAÇA QUE È DA SABEDO-RIA , onde pode beber , onde pode curar-se da sua primeira embriaguez , onde recobra a lembrança da sua origem e, com ela o

desejo de regresso à morada celeste.

Existem muitas máscaras báquicas ( quer dizer que são de Baco ) em baixo relevo , mostrando Baco barbudo , figurado sem hermas ( hermas são qualquer estátua de Mercúrio , estátuas onde os ombros , as costas e o peito são cortados por planos verticais ), na companhia de crianças que prepqram a cuba . Umas saboreiam o vinho, ou nele mergulham as mãos ; outras querem emergir inteiramente no vinho , ou já querem tomar o licor báquico ( feito a Baco ) . Noutros monumentos, pode-se ver velhos sátiros, antigos

companheiros de Baco pisar com os pés as uvas para fazerem o licor enquanto um de seus companheiros espreme com os dedos o suco de uma uva. E ..... depois de tudo isso... começam as grandes festas....

Fico por aqui ... Beijos ... Callena, jan.2010.

kalena
Enviado por kalena em 07/01/2010
Reeditado em 22/03/2010
Código do texto: T2016341
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