Avatar – Minha nossa, como é ruim!

Dizem os propagandistas de Hollywood que foram gastos na produção de “Avatar” cerca de 230 milhões de dólares, o que o torna o filme mais caro da história da cinematografia mundial.

Sinceramente falando, eu o detestei.

E sei que infelizmente esta será a pior crítica de cinema que escrevo.

Até porque não há muito o que escrever sobre um filme tão pobre de enredo!

Isso que levou 15 anos para o roteirista terminar o roteiro! Nunca vi tempo mais mal aproveitado do que este!

A história conta a saga de um militar paralítico que através de uma tecnologia revolucionária terrestre se transporta para outro mundo, Pandora.

Como o nome do filme diz, o militar em Pandora, assume um corpo de alienígena semelhante a um felino, com longa cauda, nariz proeminente e grandes olhos. E claro, a pele dos aliens é azul. Esse novo “personagem” no mundo de Pandora então seria o avatar do militar, explicando.

O filme foi muito mal aproveitado em diversos aspectos: a direção poderia ter sido muito melhor, já que as cenas não empolgam em nada o espectador. A trilha sonora dá uma levantada no ânimo em alguns momentos, mas aí já é tarde. Perde o ritmo da trama muito fácil e também não condiz com um filme de ação e aventura a que se propõe tanta propaganda em cima da “obra”.

As grandes paisagens e cenários monumentais que super-pretensiosamente o filme se propõe a mostrar também não agradam em nada na trama muito menos acrescentam coisa alguma ao filme.

Como eu disse antes, um roteiro muito mal aproveitado, já que as cenas de batalha poderiam ser muito mais intensas, com muito mais efeitos especiais, explosões, e sei lá quantas coisas mais James Cameron parece poder ter tido a chance de colocar no filme; mas não o fez. Colocou toda a sua energia “criativa” em “Titanic”, afundou e ficou por lá mesmo!

Destaque apenas para todo o trabalho de animação e criação em computação gráfica, que com certeza, merece uma estatueta do Oscar. Eu disse uma!

Enfim, “Avatar” não é chato, (não sei como passou tão rápido as 2 horas e 46 minutos de filme, isso nunca tinha me acontecido antes, logo eu que sofro de ansiedade crônica!), mas também não empolga em nada.

Mal aproveitado, mal escrito, nota 8,5 pra um ou 2 frasezinhas de efeito de um ou outro personagem e é só. Fica por isso mesmo.

E lá se vão mais 230 e outros tantos milhões de dólares...

...e ainda tem gente que contribui para que peças como esta batam recordes de bilheteria!

Bem, pelo menos valeu a experiência de ter usado pela primeira vez os óculos 3D na sessão em que eu peguei!

E algumas boas idéias que um filme pode deixar em nossas mentes.

Se é que “Avatar” pode ser chamado de filme.

Para mim ficaria mais como um desses novos desenhos animados de ação feitos em computação gráfica vendidos em DVD a R$14,99! Nada mais que isso!

É isso.

E que Hollywood avalie melhor os seus conceitos!

Rônaldy Lemos