FELIZ ANO NOVO

Feliz ano novo! Certamente, a frase mais ouvida às 00:00h do dia 1º de janeiro de 2010.

A chegada de um novo ano sempre nos enche de esperança e perspectivas de que dias melhores virão. O que passou, passou, o ano que se anuncia será muito melhor. Adeus ano velho, feliz ano novo!

Roupas novas, todos felizes, de branco para atrair a paz. Na mesa de boa parte da população, uma ceia farta. Muita comida e bebida. Abraços carinhosos, felicidade, alegria e muita emoção. A fraternidade parece tomar conta de todos.

Pena que, como em um conto de fadas, a euforia iria acabar no dia posterior, com a seguinte notícia:

Deslizamentos de terra causaram dezenas de mortes na madrugada do dia 1º em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. No centro de cidade, uma encosta cedeu e deslizou por cima de casas no Morro da Carioca. Na Ilha Grande, o deslizamento por conta das chuvas durante a madrugada encobriu a pousada de luxo Sankay, lotada de turistas, e mais sete casas, na enseada do Bananal. Cerca de 120 homens da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Marinha participam do resgate.

Equipes de busca já encontraram 39 corpos de vítimas dos deslizamentos de terras causados pelas chuvas em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, informaram autoridades na tarde deste sábado (02/01). De acordo com números da Defesa Civil, 61 pessoas morreram no Estado devido às chuvas desde a última quarta-feira (30/12). (Fonte: Notícias. Terra).

De acordo com Aristóteles, a felicidade é o bem maior a que todos almejamos. Já, hoje em dia - de acordo com a cultura instituída pelo capitalismo voraz, esse sentimento (felicidade) estaria intimamente relacionado ao consumo - ao poder de compra, como por exemplo: trocar de carro, comprar roupas novas e, preferencialmente de alguma grife bem-conceituada ou comprar a tão sonhada cobertura de frente para a praia, em uma área nobre do Rio de janeiro. Capitalismo que nos torna egoístas e incapazes, até mesmo, de olharmos para o lado.

Como será o novo ano para os familiares das vítimas desse deslizamento ocorrido em Angra dos Reis – RJ? Problemas como esses se repetem todos os anos e providências nunca são tomadas? Como desejar feliz ano novo aos nossos irmãos africanos - torturados até a morte pela fome e pela miséria? Como fazer votos de felicidade em 2010 para o povo iraquiano e para os soldados americanos “sob ordens de um presidente que qualifica de 'justas' guerras de ocupações genocidas?” (Frei Betto) Como pensar em celebração com a tragédia ocorrida no Haiti ? De acordo com o premiê, Jean-Max Bellerive, em entrevista concedida nesta quarta-feira (13), à rede CNN, o número de mortos pelo terremoto que atingiu o país poderá superar 100 mil pessoas.

Sei que para muitos as minhas expressões poderão parecer pouco simpáticas. Todavia, apesar disso, gostaria de enfatizar que quando desejamos feliz ano novo para alguém, esperamos que esse alguém, realmente seja feliz. Não falo de uma pseudo-felicidade momentânea, ocasionada por uma conquista material, influenciada por uma política consumista, egoísta e desigual que insiste em nos alienar. A verdadeira felicidade não é uma conquista única, é uma aquisição de todos. A sua Ferrari do ano custa o preço da miséria de alguém. O seu casaco de pele custa à vida de milhões de animais (na França, por ano, 70 milhões de coelhos são mortos para esse fim).

Peço desculpas aos meus leitores pela emoção do meu texto, mas infelizmente, a fonte de inspiração dessa vez não foi das mais animadoras. Estava assistindo ao noticiário, quando vi uma cena muito chocante e que me abalou profundamente: uma mãe haitiana, que já padece por viver no país mais pobre da América Latina; agora, ainda terá um sofrimento muito maior – o de recomeçar sua vida sem suas filhas, que foram mortas pelo terremoto. Como será seu ano novo? Acredito que muitos pais, que também perderam seus filhos, independentemente dos motivos, sabem muito bem como será o ano de 2010 para essa mãe.

Portanto, só teremos um feliz ano novo quando aprendermos a superar todas as barreiras do ano velho. Quando abandonarmos, principalmente, nosso egocentrismo e, em seu lugar, deixarmos florescer um altruísmo verdadeiro, entendo que felicidade nunca foi e nunca será uma conquista única.

Feliz ano novo, com muito amor, paz, igualdade e fraternidade. Lembrando sempre que a verdadeira felicidade deve ser vivida em conjunto.