INTERNET, PUBLICAÇÕES E COMENTÁRIOS

Vez por outra notamos algum (a) colega questionando comentários recebidos sobre textos publicados. Quereremos também tratar um pouco deste tema. Todos que publicamos na Internet corremos, infelizmente, o risco do ataque constrangedor de colegas ou de visitantes.

Da nossa parte, preferimos seguir as instruções do site e, de livre e espontânea vontade, estivemos sempre dispostos a tomar uma atitude muito simples e prática: excluir o texto de opiniões não agradáveis. Há liberdade para se fazer isto. E economiza a saúde de quem publica. Experimente! Por outra feita, diríamos: “Antes que o mal cresça, corta-se pela cabeça”. Cortamos. O site também permite que o escritor impeça participações não autenticadas, ou seja, de não cadastradas.

Já recebemos opiniões de pessoas notáveis e que o fizeram de forma não autenticada. Entretanto, ainda aproveitando a sabedoria popular, diríamos: “Paga o justo pelo pecador”. E como nem sempre são realmente importantes algumas participações, preferimos evitá-las. Naturalmente, ganhamos prejuízos, mas nada impede que o interessado entre em entendimento com a administração do site se quiser entrar em contato com escritores.

Outro dia uma universitária nos comunicou haver citado passagens de um texto de nossa autoria em seu trabalho monográfico, o que é, além de um prestígio, um referencial para quem produz textos. Agora, se algum estudante quiser fazer o mesmo, teremos todo o prazer em atendê-lo, mas via direção do Recanto das Letras.

A Internet é, talvez, o maior exemplo de liberdade e de democracia. Até certo ponto. E por quê? Porque a Internet é a metáfora do mundo, da sociedade, com tudo de bom e ruim, de ético e antiético que existe. A rede coloca na mesa o prato de cada dia, é uma espécie de fast-food. Você já notou o comportamento das pessoas nas praças de alimentação dos shoppings? Alguns enchem de tal forma o prato que dá para se sentir mal-estar só em olhar. Outros deixam quase tudo na bandeja. Tem quem escolha alimentos de qualidade questionável e não indicados para a estação do ano. Por exemplo, comer uma feijoada em pleno meio dia de um verão de assombrar. Há até estudos sobre essa forma de procedimento em restaurantes do tipo mencionado. Melhor nem tocar nesse assunto agora.

A rede é totalmente aberta e cabe a quem por ela navegar educar-se para não fazer o mesmo que se faz nos restaurantes. E também resistir às tentações. Que tentações? Claro que sabemos quais. Na internet tudo pode ser visto, da missa, passando pelas conferências até os sites de pornografia e outros pornôs. Nem entre alguém para dizer que estamos fazendo restrições. Eu não estou e vou à missa ou ao site de filmes pornôs se quiser fazer isto. Cada um gosta do que quiser, escolhe a comida que quer comer, o filme que quer ver, a música que quer ouvir e o texto que quer ler, etc. Somos adultos.

A pessoa que, sem motivos, parte para a agressão a quem escreve e publica em sites, só pode ter um problema de comportamento. Fazer crítica literária é coisa de profissional, e bem pago. Os comentários que dedicamos aos colegas do site são palavras amistosas, informais e simpáticas. Até de incentivo. Note que há, inclusive, jovens de 14 anos de idade publicando no Recanto das Letras. Quando nos dispomos a criar situações embaraçosas em nome de uma falsa e incompetente crítica, nada mais fazemos do que dar um péssimo exemplo aos adolescentes. Além disto, demonstramos uma grosseria digna de irracionais.