Educação Parte II

Artigos sobre Educação/ Profª. Augusta Schimidt
Fevereiro/2007

Parte II

Criança, Vida, Arte

Tudo o que se desenvolve na vida do ser humano tem sua semente plantada na infância. O amor pelo mundo, a atenção para o mundo, o cuidado com o mundo... O estar no mundo! É nesta fase da vida que o organismo termina de se conformar e os sentidos são lapidados.
Uma porta de entrada para este desenvolvimento pleno é a arte, que pode ser entendida em vários âmbitos. O ambiente em que a criança está inserida deve ser belo, artística e amorosamente cuidado, para condizer com sua alma que confia em ser o mundo maravilhoso, onde vale a pena viver, onde
Tudo vale a pena imitar e aprender.
As ações dos que estão à volta da criança são o ponto de partida para seu aprendizado, os exemplos que ela imita, ansiosamente, em seu caminho de chegar ao mundo. Belos gestos, um fazer artístico e dedicado devem compor este repertório a ser apreendido.
As atividades que ela própria desenvolve e pratica são as ferramentas que modelam sua percepção do mundo, os seus sentidos. O uso das mãos e dos dedos, o experimentar materiais naturais diversos, os movimentos harmoniosos do corpo em brincadeiras espontâneas, jogos e rodinhas, ajudam a desenvolver as forças formativas do corpo humano e a lapidar a percepção sensorial da criança.
Os contos de fada na primeira infância constituem, em especial, um importante instrumento nas mãos de pais e educadores. As crianças necessitam de imagens para o desenvolvimento de sua vida anímica, e esses contos guardam um verdadeiro patrimônio de imagens, ricas em fantasias.
Impregnadas de leis espirituais.
Promovendo valores como tolerância, solidariedade e amor pelo próximo, as histórias na infância contribuem para a diminuição dos índices de violência e agressividade, na medida em que estimulam a criança a lidar com a imaginação e a exteriorizar a agressividade de forma sadia.




Augusta Schimidt
Enviado por Augusta Schimidt em 20/01/2010
Código do texto: T2040014
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