Liberdade: Real X Ideal

A liberdade é um atributo do ser. Mesmo que às vezes tenhamos o que alguns chamam de “liberdade podada”, uma liberdade relativa, ainda assim, o livre-arbítrio domina.

Há vezes onde temos que escolher uma das opções que nos foi oferecida, mas a conseqüência dessa escolha pode não ser totalmente satisfatória ou com a finalidade desejada, isto seria a tal liberdade “podada” e relativa. Nem sempre a liberdade que dispomos é a mais cômoda para nós mesmos e isso é mais que natural.

A sociedade muitas vezes nos “impõe” certas coisas, mas a realidade não é bem esta. Aliás, somos nós mesmos quem determinamos a própria sociedade, de uma forma ou de outra. Não somos obrigados a segui-la, nem somos dependentes vitais dela. Temos a opção de viver sem estas “imposições”, então somos livres para viver e fazer nossas próprias escolhas, assim como impor nossos próprios limites.

Se mesmo assim, por falta da tal liberdade, não nos saímos bem ou então o saldo não nos é satisfatório, já é questão de lembramos que tudo está ligado à outra coisa e assim sucessivamente, é relatividade que nos cerca. Por mais insignificante (aparentemente) ou menor que seja determinada coisa ou fato, tudo tem sua parcela influencia e esta não pode ser descartada.

Existe a lei de ação e reação, esta não nos tira a liberdade, só que a natureza das coisas tem um curso a seguir e não adianta tentar quebra-lo, temos a liberdade e não o domínio e o poder sobre tudo e todos. “Liberdade sim, libertinagem não.”

Vivemos cercados de pessoas, da natureza, e todos estamos sujeitos uns aos outros, mas temos o livre-arbítrio de nossas escolhas; de acordo com os propósitos e a mentalidade de cada um imaginamos e consideramos ser, ou não, a tão sonhada liberdade. Somos livres, não vivemos presos á nada, porém, devemos sempre lembrar que da mesma forma não estamos isolados em mundinhos próprios ou idealizados. Temos que estar atentos aos nossos conceitos sobre determinado assunto e o que este mesmo assunto realmente é. Rever nossos conceitos inicialmente sempre é uma boa opção!

09/2005

Andrea Braga
Enviado por Andrea Braga em 30/07/2006
Reeditado em 18/11/2006
Código do texto: T205057