Um Problema Sobre Nossas Cabeças

Mais um problema ocasionado pelo homem aterroriza a própria natureza humana. Graças à ação predatória do bicho-racional, as chuvas estão mais ácidas do que nunca, ao ponto de ameaçar a fauna e flora do planeta.

As chuvas ácidas, assim denominadas, ocorrem quando uma grande quantidade de fumaça (com dióxidos de enxofre e de carbono) reage quimicamente com a água na atmosfera. Essa água em forma de vapor das nuvens uma vez poluída precipita em águas corrosivas e atinge tanto os grandes centros urbanos (fonte da poluição) quanto às áreas de florestas. As chuvas ácidas poluem mananciais de água potável, destrói plantas e quando ingerida pelo homem, afeta a saúde com doenças tipo: Parkinson, Alzheimer, hipertensão, problemas renais e outros problemas no organismo.

O que significa dizer que, sem dúvida, a emissão de gases poluentes (seja pelo escapamento das fábricas ou carros, seja pelas queimadas agrícolas) é um grave problema sobre nossas cabeças. Então, a atmosfera, assim como a litosfera ou a hidrosfera, precisa ser preservada; senão iremos pôr em risco a biosfera (plano de todas as formas de vida que há).

Diego Rocha