“O COMÉRCIO VAREJISTA EM 2010”

“O COMÉRCIO VAREJISTA EM 2010”

Welinton dos Santos é economista

No cenário econômico de 2010, o comércio varejista merecerá destaque não só pelo crescimento esperado, mas também como um impulsionador do emprego.

Os números são otimistas, enquanto que a economia como o todo espera crescer algo em torno de 5% a 6%, o comércio varejista almeja crescer mais de 10% em 2010.

Existem expectativas que o setor de franquias crescerá mais de 15%.

A razão do crescimento tão esperado é o aumento da disponibilidade de crédito, permitindo planejamento de compras.

Com as facilidades do crédito, economia aquecida, situação demográfica favorável ao crescimento e diminuição da inadimplência em mais de 24% para quem ganha até R$ 2.000,00, mostram sinais de um mercado promissor.

Grandes redes varejistas pretendem implantar centenas de novas lojas espalhadas pelo país. Compete aos pequenos varejistas a especialização, ou seja, preparar-se para a concorrência através da busca de aperfeiçoamento de suas atividades, investindo em qualidade, bom atendimento e dinâmicas diferentes de abordagem e respeito ao cliente.

Hoje no mercado existem muitas ferramentas disponíveis aos empreendedores que querem garantir sucesso aos seus negócios. O papel do SEBRAE e SENAC como agentes de interlocução e desenvolvimento do conhecimento do setor são de suma importância para enfrentar a concorrência em um mercado cada vez mais globalizado.

Um outro fator é relevante para analisarmos o porquê do crescimento do setor varejista, nos últimos 6 anos houve um aumento real de 9% na renda do poder de compra de 30% da população de menor renda, isto representa mais eletrodomésticos, roupas, acessórios, móveis, comida e até lazer na residência do brasileiro.

Com a evolução do comércio e principalmente do crédito, o brasileiro pode até comprar pacotes turísticos pagando R$ 50,00 por mês, abrindo possibilidades de nichos de negócios no turismo em todos os cantos do país.

Existem dois pontos que ainda interferem na melhoria do comércio, primeiro a alta carga tributária dos produtos brasileiros e segundo a baixa qualificação profissional em boa parte dos empresários e empregados do comércio.

Em 2009 houve um aumento de 17,9% no crédito a pessoa física, com tendências de aumento neste ano. O setor da construção civil estará em expansão para atender a demanda do mercado.

O dinamismo da economia surpreende, mas seja cauteloso quanto a financiamentos de médio e longo prazo, pois a economia ainda está muito volátil. Investir em mercadorias, equipamentos, instalações e bens é a melhor garantia frente a um mercado internacional instável.

A competição no sistema financeiro está permitindo ao comércio a possibilidade de criar linhas alternativas de vendas em que o consumidor é o mais favorecido. Pesquise todas as linhas de créditos disponíveis no banco com que negocia e também com outras instituições financeiras como as empresas gestoras de cartão de crédito para aumentar as suas vendas.

Em mundo globalizado, em que a modernização faz frente aos negócios e a competição estabelece relações de troca cada vez mais complexas, algumas características do mercado ostentam práticas novas para sobrevivências das empresas. Aprenda que o melhor desafio na negociação é justamente quando todos ganham no processo de troca permanente. Sucesso e boas compras!