A CEIA DO SENHOR

A Ceia do Senhor

O que fez Cristo por nós oferecendo a carne do seu corpo

João6.51.Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

6.55. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. 6.56.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

Jesus ofereceu a sua carne em sacrifício a Deus para nos vivificar (porque todos nós estávamos mortos nas nossas ofensas) na realidade um dia disse: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo" (João 6:51). E também para nos santificar, de fato está escrito que "fomos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre" (Hebreus. 10:10). Então se hoje nós estamos espiritualmente vivos e santos perante Deus o devemos ao corpo de Cristo.

 Jesus ofereceu o seu corpo em sacrifício pelos nossos pecados a fim de anular o domínio do pecado na nossa vida, de fato Paulo diz aos Romanos que Jesus "condenou o pecado na carne, para que a justiça da lei se cumprisse em nós" (Rom. 8:4). Jesus pelo seu corpo traspassado nos reconciliou com Deus de fato Paulo escreveu aos santos de Colossos: "A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte.." (Col. 1:21,22)

O que fez Cristo por nós derramando o seu sangue

O nosso redentor Jesus Cristo sabia porque ele foi ele é e sempre será onisciente,que haveria através de sua morte salvar a humanidade a saber a todo aquele que nele crê,e que naquela noite seria preso pelos algozes e passaria a sofrer,humilhações,escárnios,açoites e por isso a sua alma começou a angustiar-se.

Pois ele sabia que o seu sangue seria derramado pelos homens,( Hebreus

9.22. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.).Estava agora encerrando uma aliança e começando uma nova.

Jeremias

31.31. Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.

Hebreus

8.8. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

8.13. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

12.24. E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.

Lucas

22.44. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.

1 Ped. 1:17...; Nós pelo sangue de Cristo fomos comprados para Deus de fato João, quando foi arrebatado em espírito, viu as quatro criaturas viventes e os vinte e quatro anciãos prostrarem-se diante do Cordeiro e os ouviu cantar este cântico: "Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra" (Ap. 5:9,10)

Examinemo-nos a nós mesmos

I Coríntios

11.28.Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

11.29.Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.

11.30.Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

11.31.Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

11.32.Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

O apóstolo Paulo aqui fala de um auto- exame, aquele em cada um é juiz de se próprio,ele passa a olhar pra ele com um olhar introspectivo,e se julga capaz de cear ou não.Nessa condição se ele cear indignamente ,saberá das conseqüências que o aguardam.Daí tantas mazelas no meio do povo de Deus,tantas doenças ,tantos crentes frios na fé embora o próprio Cristo haja advertido na sua palavra que por se multiplicar a iniqüidade o amor de muitos esfriarão.

Nós, pois debaixo da graça, antes de comer o pão e de beber do cálice do Senhor faremos bem em nos examinarmos a nós mesmos e confessar a Deus as nossas transgressões a fim de sermos purificados de toda a iniquidade , com o sangue de Jesus Cristo, antes de comer o pão e de beber do cálice do Senhor, para não sermos punidos por Deus.

Paulo disse em( II Coríntios

7.1.ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.)

II Timóteo

2.19. Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.

Tito

2.14. O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.