O HOMEM E A PRÓSTATA

Estava eu quase pronto para ir à um churrasco, quando o telefone tocou. Era um aviso, que um parente meu consanguíneo estava internado já há três dias. Mudaram imediatamente meus planos e fui ao Hospital. Em lá chegando, estava ele deitado tomando soro com um diagnóstico ainda vago.
Pedras na bexiga, um rim não estavam filtrando normalmente, portador de uma infecção urinária e uma dor abdominal difusa. Escutei tudo aquilo, já havia desistido de falar e mostrar o que deveria ser feito, embora não seja médico. Escutei tudo e conhecendo bem a situação dele antes da crise, pensei logo:  isto é consequência de uma hipertrofia (aumento) de próstata. Além de todos estes sintomas a glicose aumentada com uma possível diabetes tipo2.
A diabetes tipo 2 se for confirmada, não será surpresa já que somos consanguíneos e obesos e temos um componente genético de um ancestral bem próximo que era portador desta doença.

                       



O que é a próstata?


É uma glândula que tem o tamanho de uma castanha e produz o líquido espermático ou esperma, substância que contém nutrientes e serve de veículo para os espermatozóides chegarem até o óvulo. Ela se localiza muito perto da bexiga, um órgão muscular que se distende à medida que a urina se acumula em seu interior. Da bexiga sai a uretra, um canal longo que atravessa a próstata e o pênis ate ganhar o meio exterior. A proximidade entre esses órgãos faz com que qualquer problema que afete a próstata, tenha repercussão na bexiga e na uretra.
                 

Hiperplasia e câncer de próstata são patologias frequentes entre os homens adultos. A hiperplasia é a multiplicação de células benignas, isto tem como consequência um aumento da próstata que comprime a bexiga e uretra e provoca dois sintomas principais: dificuldade de urinar com a  diminuição do jato que fica bem mais fino e sem potência e a dificuldade da bexiga de armazenar a urina.


No câncer de próstata as células prostáticas crescem de forma anormal e sem lesões podem ser controladas, desde que precocemente diagnosticadas.

Amigos e amigas chamo atenção também das amigas, pois todas têm marido, namorado, namorante ou como queiram chamar, mas que façam o companheiro visitar o urologista a partir dos 40 anos  uma vez ao ano e a partir dos 60 anos de seis em seis meses.

Assim como as mulheres vistam o ginecologista e fazem seu preventivo dentro do prazo certo nunca deixando de cumprir as datas, por que nós HOMENS, temos esta aversão ao urologista? Precisamos visitar o médico e realizar o exame para evitar  sofrimento maior.


 CONTO COM O ENTENDIMENTO DOS HOMENS E COM A INSISTÊNCIA DAS MULHERES PARA CONSCIENTIZAR OS RECALCITRANTES.

                             









                                 
Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 01/02/2010
Reeditado em 01/02/2010
Código do texto: T2062722
Classificação de conteúdo: seguro