CUIDADO COM O FERMENTO

F E R M E N T O S

O FERMENTO É USADO PARA LEVEDAR A MASSA E FAZÊ-LA INCHAR, AUMENTAR DE VOLUME, POR ISSO É TÃO USADO NO ATO COMPARATIVO NAS IGREJAS

A Natureza do Fermento

A natureza do fermento, tanto literal quanto figurativamente, aumenta o tamanho de algo(incha). Todavia, o aumento que o fermento faz em algo não é um aumento de substância,e nem de qualidade. A massa não está acrescentada. Se pesássemos a massa do pão antes de ser fermentada e anotássemos o peso, e, depois de ser fermentada, a massa fosse pesada novamente, creio eu, o peso do pão fermentado seria muito semelhante ao peso da massa antes de adicionar o fermento. O fermento faz que a massa enche-se mas não com substância. O efeito do fermento no pão é bom para o pão, mas não é bom como qualidade para os Cristãos.

No nosso texto Jesus advertiu os seus discípulos de acautelai-vos do fermento dos Fariseus e dos Saduceus. Os discípulos não perceberam a razão da advertência. Vamos entender um pouco mais sobre o fermento no uso Bíblico para que possamos acautela-nos deste fermento.

O Fermento nas Escrituras

I Co. 5.6-8 – ‘fermento velho’ representa o tempo de estar dominado pelo pecado; viver segundo as concupiscências dos olhos, da carne, do soberba da vida.

Gl. 5.7-9 – fermento usado no contexto daquilo que impede o crescimento espiritual.Observe o que diz o autor da epístola aos Hebreus 12.1 e 2 muita gente estás ao nosso redor,então temos que deixa ro pecado e as coisas que nos embaraçam .

Mt 16.5-12 – nosso contexto o fermento é usado para representar a carnalidade entre os que líderes religiosos.

Ex 12.15-20 – A instituição da Páscoa quando o fermento é tirado das casas por sete dias (v. 19), / I Co. 11.17-30 – A instrução da Ceia do Senhor com admoestações de não comer indignamente, ou seja com pecado reinando na vida.

Mt. 13.33 – O Reino de Deus tem os que dizem ser ‘filhos do Reino’ mas são somente ‘filhos’ em aparência.

Acautelai-vos do Fermento dos Fariseus e Saduceus – A Sua Doutrina, Vista na Prática

Mateus

16.6. E Jesus disse-lhes: Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus.

16.11. Como não compreendestes que não vos falei a respeito do pão, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus?

16.12. Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus.

Marcos

8.15. E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.

Lucas

12.1. AJUNTANDO-SE entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

HIPOCRISIA

A hipocrisia é o ato de fingir de ser alguma coisa sem ser, ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir.E estamos vivenciando isso diariamente nas Igrejas

LUCAS 12:1 = FERMENTO DOS FARISEUS:

É A OBSERVAÇÃO DAS TRADIÇÕES DOS HOMENS; É A RELIGIÃO EXTERIOR; É COLOCAR ACIMA DA PALAVRA DE DEUS AS LEIS HUMANAS; É CRER MAIS NOS LIVROS ESCRITOS PELOS HOMENS DO QUE NA BÍBLIA, A PALAVRA DE DEUS.

É FERMENTO DE HIPOCRISIA. É FALAR E NÃO PRATICAR.

MATEUS 16:6 = FERMENTO DOS SADUCEUS:

ATOS 23:8 É DESACREDITAR EM TUDO O QUE É ESPIRITUAL; É O CEPTISMO, A DOUTRINA DE DUVIDAR DE TUDO QUE SEJA ESPIRITUAL (Mt 22:23) É SER CRENTE DA IGREJA PENTECOSTAL E NÃO SER BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO E NEM CRER EM CURAS, EM EXPULSÃO DE DEMÔNIOS; É NÃO CRER NA RESSURREIÇÃO DE CRISTO. (1Co 15)

MATEUS 22:16 = FERMENTO DE HERODES:

MUNDANISMO E CONFORMISMO. É O GRUPO QUE QUER AGRADAR AOS POLÍTICOS E FAZER AMIZADE COM TODOS OS GRUPOS QUE SE DIZEM EVANGÉLICOS, É A MISTURA, É O ECUMENISMO; FAZEM ISSO PARA CONSEGUIR FAVORES E POSIÇÃO SOCIAL.

MATEUS 12:38 = FERMENTO DOS ESCRIBAS:

É O GRUPO DA FILOSOFIA E FALSAS

DOUTRINAS; É O GRUPO DO LIBERA GERAL;

É O GRUPO QUE ACHA QUE O EVANGELHO

SÃO DIPLOMAS E BOA EDUCAÇÃO, SÃO OS

POLIDOS QUE ACHAM FALTA DE EDUCAÇÃO

O FALAR EM LÍNGUAS E O PREGAR NAS

RUAS. É O ORGULHO RELIGIOSO

LIMOEIRO DO NORTE,CEARÁ 03 DE FEVEREIRO DE2010

Limoeirense
Enviado por Limoeirense em 03/02/2010
Código do texto: T2067812