O CARNAVAL

              
(Da origem aos  dias de hoje)


A história do carnaval começa há mais de 4000 anos antes de Cristo, com as festas que cultuavam Isis no antigo Egito. Em geral eram festas relacionadas a grandes safras. Nesta época as pessoas já pintavam o rosto, dançavam e bebiam. Existem indícios de que o Carnaval tem origem em festas pagãs e rituais de orgia.


Com o advento da Era Cristã, a Igreja começou a tentar conter os excessos do povo nas festas pagãs. Uma das soluções encontradas, foi a inclusão do carnaval no calendário religioso.

Antecedendo a Quaresma, o carnaval ficou conhecido como uma festa que terminava em penitência na quarta feira de cinzas. Os cristãos costumavam iniciar as comemorações do carnaval na época do Natal, prosseguiam pelo Ano Novo, Reis e atingiam seu ápice no período que antecedia a denominada Terça Feira Gorda. Assim era chamada porque era o último dia em que os cristãos comiam carne antes do jejum da Quaresma,acontecendo também abstinência de sexo e diversões.

O carnaval é uma festa móvel, porque é indicado pelo domingo de Páscoa, que é uma festa móvel para que não haja coincidência com a Páscoa dos Judeus. O calendário segue as estações de acordo com o Hemisfério Norte, onde foi criado. O primeiro domingo após a lua cheia posterior ao equinócio da primavera é o domingo de Páscoa , sendo assim o domingo de Páscoa vai sempre cair no 7° domingo que antecede a Páscoa..A quaresma começa na quarta feira de cinzas e dura 40 dias.


Ao longo dos anos e séculos os festejos carnavalescos foram mudando, corrida de cavalos, desfile de carros alegóricos e divertimentos inocentes como a briga de confetes na rua. A Colombina, o Pierrô e o Arlequim têm origem na comédia Italiana.


Na Europa um dos principais rituais de carnaval foi o Entrudo. A palavra vem do latim e significa Início, começo. A abertura da Quaresma existe desde 590 d.C. quando o carnaval cristão foi oficializado. O povo comemorava comendo e bebendo para compensar o jejum.Mas a brincadeira foi se tornando violenta e o ápice da violência  aconteceu nos séculos XVII e XVIII ,com guerra de laranjas podres ,restos de comida etc. etc.


No Brasil devido à forma atual de se brincar o carnaval, as pessoas pensam que o carnaval é oriundo da África e que tenha sido trazido pelos escravos. No entanto o carnaval brasileiro, tem origem no entrudo português que chegou aqui com os primórdios da colonização, recebeu influência das máscaras italianas e só no século xx recebeu influência de elementos africanos, que podemos considerar fundamentais para seu desenvolvimento.

Com esta mistura o Carnaval do Brasil tem uma enorme diversidade e passou a atrair milhares de turistas de todos os continentes.

Uma das figuras mais marcantes do carnaval é o Rei Momo, que é inspirado nos bufos, atores de origem portuguesa que costumavam representar para as nobres comédias teatrais. Temos ainda o Zé Pereira que tocando seu bumbo, revolucionou o carnaval tendo surgido em 1846, deixou como sucessores os ritmistas que foram evoluindo ate chegar às grandes baterias de hoje.

O carnaval carioca teve uma evolução enorme, foi recebendo culturas e mudanças até chegar às Escolas de Samba, que surgiam no tradicional bairro do Estácio. O ritmo que viria a se consagrar como marca registrada da música brasileira, foi o samba.

A mudança nos andamentos e marcação marcou um dos mais afamados blocos de carnaval o "Deixa Falar" e neste bloco surgiu um instrumento importantíssimo o chamado surdo de marcação criado por Alcebíades Barcelos, o Bide.

A expressão Escola de Samba foi atribuída ao “Deixa Falar” por Ismael Silva.

A "Deixa Falar"  foi à primeira Escola a desfilar  no carnaval de 1929, ano em que surgiu a Estação Primeira.

O carnaval baiano evoluiu de maneira semelhante ao do Rio, pois foram tomadas iniciativas para conter os abusos do entrudo português, daí surgiram as festas à fantasia do Teatro São João. João ,o corso e os cordões e blocos diversos.Por volta de 1894/95 surgiu um tipo de grupo formado por negros, era o Afoxé , que se apresentava nas áreas mais afastadas. O mais famoso Afoxé é o “Filhos de Gandhi" que surgiu em 1949.

 
A maior inovação do Carnaval da Baía foi o Trio Elétrico de Dodô e Osmar, que surgiu em 1950 e representa a consagração do carnaval de rua. A primeira apresentação foi em cima de um Ford 1929 , com guitarras elétricas e som amplificado por autofalantes.Era o começo do crescimento do carnaval de Salvador ,que passou a enfatizar  conflitos e a protestar contra o racismo.Na década de 80 surgiram grupos como Camaleão, Eva e Olodum.


Não posso encerrar qualquer texto sobre Carnaval, sem render minha homenagem ao maior bloco de rua do mundo que toma as de Recife que é o "Galo da Madrugada", que praticamente ocupa todas as ruas do centro da Cidade.


                                                                  



Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 11/02/2010
Reeditado em 11/02/2010
Código do texto: T2081205
Classificação de conteúdo: seguro