JESUS CRISTO NÃO É “O SENHOR”!

Na fachada de certas igrejas evangélicas lemos: JESUS CRISTO É O SENHOR. Está tal frase em harmonia com as Escrituras Sagradas? Para poder responder a esta pergunta temos de ter em conta vários fatores.

1º - Os escribas judeus durante os duzentos anos que precederam o aparecimento do Filho de Deus na Terra, por superstição, achando que o nome de Deus era sagrado demais para ser lido pelo povo, substituíram o tetragrama hebraico ou seja as 4 letras hebraicas יהוה (iode, hê, vau, hê) que designam o nome divino Jeová (em Português), por Adonai que significa Senhor, ou Elohim que significa Deus. Assim deixaram de usar o nome do verdadeiro Senhor e Deus, Yahweh (Jeová), e passaram a dizer “O SENHOR” quando se estavam referindo ao Altíssimo Deus o Criador dos céus e da Terra. Mesmo hoje na tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada pode-se ver que o costume dos escribas judaicos é mantido, usando-se “O SENHOR” para cada vez que no texto hebraico original aparece o tetragrama hebraico.

2º - Como os judeus do primeiro século da E.C. não usavam o nome de Deus, Jesus na oração dirigida ao seu Pai conforme registrada no capitulo 17 de João ele diz nos versículos 6 e 26 o seguinte: “Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra. ...e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja”. Assim os discípulos de Jesus que falavam grego, quando falavam o nome do Pai de Jesus não diziam Kírios nem Théos, mas sim Javé.(Jeová em grego) Por isso mesmo as traduções mais recentes das Escrituras Gregas traduzem Javé por Jeová e podemos citar alguns textos da Versão Brasileira de 1947 para provar isso. O discípulo Estevão quando estava morrendo apedrejado clamou a Jeová: “E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Jeová, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte” Em Lucas 20:41- 44 diz: “Jesus, porém, lhes perguntou: Como dizem que o Cristo é filho de Davi? Pois o próprio Davi diz no livro dos Salmos: Disse Jeová ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. Logo Davi lhe chama Senhor como, pois, é ele seu filho?”. Assim o texto mostra que o Cristo não é o Senhor Jeová. Que significa então Jesus ser filho e o senhor de Davi? Sendo da descendência de Davi, Jesus Cristo quando for Rei do Reino de Deus e Davi for ressuscitado, o senhor de Davi logicamente será Jesus Cristo ou o seu Rei. Aqui fala-nos de dois Senhores diferentes, o Senhor Jeová e o Senhor Jesus. E Paulo, em 1 Coríntios 10:21 - 22 está dizendo: “Não podeis beber do copo de Jeová e do copo de demônios; não podeis participar da mesa de Jeová e da mesa de demônios. Ou estamos incitando Jeová ao ciúme? Somos, porventura, mais fortes do que ele?”

3º - Segundo o letreiro acima mencionado o Senhor Jeová e o Senhor Jesus são um só: O SENHOR. Segundo as Escrituras trata-se de um erro doutrinal grave, pois o Senhor Jesus, embora seja o Senhor da sua Igreja, nunca quis ser O SENHOR JEOVÁ seu Pai, mas sempre lhe esteve em sujeição. Leia Filipenses capítulo 2, versículos 5–11: “Tende em vós aquela atitude mental que houve também em Cristo Jesus, o qual, embora existisse em forma de Deus, não deu consideração a uma usurpação, a saber, que devesse igual a Deus. Não, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; mais do que isso quando se achou na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, sim morte numa estaca de tortura. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”. Como vimos Jesus Cristo é o Senhor de seus Apóstolos e discípulos, a Sua Igreja, para a glória de O SENHOR DEUS SEU PAI. Por isso em primeira aos Coríntios capitulo 11 e versiculo 3, Paulo nos descreve a hierarquia Divina da seguinte forma: Mas quero que saibais que a cabeça de todo homem é o Cristo por sua vez, a cabeça da mulher é o homem, por sua vez a cabeça de Cristo é Deus.

4º - Dizer que o Senhor do Novo Testamento é o mesmo Senhor do Velho Testamento deve-se à doutrina falsa da Trindade. Em 325 E.C. o Imperador Constantino o Grande convocou o célebre Concílio de Nicéia. Neste concilio foi aprovado pelo imperador romano, que não era cristão batizado, o Credo Atanasiano como a doutrina principal da Igreja Católica Romana. Este credo foi criado por um cristão apóstata chamado Atanásio. O credo atanasiano consiste no seguinte: O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus, contudo não são três Deuses, mas um Só Deus. Três pessoas distintas, mas um só Deus.

Podemos folhear as Escrituras em todas as direções que não encontraremos a palavra Trindade, nem a idéia de Deus ser uma Trindade. Ao contrário as Escrituras dizem: Deus é o único Deus verdadeiro – João 17:3. E dizem mais: Escuta ó Israel, Jeová nosso Deus é um só Jeová – Deut. 6:4. E dizem também que o Filho foi o principio da criação de Deus – Apoc. 3:14. E faz tudo o que o Pai ordena – João 12:50. E ainda que o Espírito Santo é a poderosa força ativa de Deus – Gênesis 1:2. Comparando os textos de Lucas 11:19-20 com Mateus 12:27-28 aprendemos que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas sim o “Dedo de Deus”. Ou seja, a força que Ele usa para realizar os seus propósitos.

CONCLUSÃO

Depois de termos considerado toda a documentação bíblica sobre este assunto, concluímos que Jesus Cristo é Senhor, mas não O SENHOR seu Pai!

Se os membros das igrejas da cristandade preferirem continuar a ensinar a doutrina católica, falsa, da Santíssima Trindade é o problema deles. Mas nunca poderão dizer que são adoradores de O SENHOR JEOVÁ o Altíssimo Deus. Lembremo-nos sempre que ser Cristão não é correr para a Igreja com a Bíblia debaixo do braço, mas é acreditar em Jesus Cristo como o Filho de Deus e no seu Pai como o Governante Supremo do Universo. Por isso todos aqueles que são sinceros, que amam a verdade podem tornar-se verdadeiros cristãos adorando o SENHOR JEOVÁ DEUS e seguindo os passos do Senhor Jesus Cristo, (1 Pedro 2:21) e deste modo poderão aprender mais sobre o que dizem as Escrituras Sagradas e aplicar os conselhos dela nas suas vidas.

Compilação e Conclusões de Victor Alexandre,