A Sabedoria de Jesus e Buda

Autor: Gary Cagle

Os ensinamentos de Buda e Jesus oferecem uma maneira de acabar com o sofrimento humano. Muitos falam que Jesus e Buda estavam tentando curar a dor humana nesta vida, não apenas a vida do próximo. O Remédio de Jesus foi chamado o Reino dos Céus e do tônico Buda foi chamado de Nirvana. Jesus e Buda ensinaram que a pessoa interior é mais importante que a imagem exterior ou ritual. Ambos proclamaram que o amor e a compaixão pelos outros foram os mais elevados ideais. E não apenas para amar seus amigos. É o que toda a sociedade espera. Bons mestres ''Zen'' tem que pensar por fora da caixa.

Jesus disse. "Ouvistes que foi dito, amar o próximo. Mas eu vos digo, amai os vossos inimigos, ser bom para aqueles que vos odeiam, abençoai os que vos maldizem, e orai pelos que vos ofendeu. "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

Buda disse, "Veja-se em outros, que depois você pode machucar." Ódio nunca supera o ódio. Só o amor supera o ódio. Tem que Cultivar o amor sem limites para todos os seres. "

Há evidências de que os ensinamentos de Buda, que provavelmente nasceu por volta de 560 a.C tenham influenciado os ensinamentos de Jesus. Até 30 d.C O budismo já tinham ido para o leste, encontrou o taoísmo da China e tornou-se ''Zen''. Monges budistas parecem ter saído para tão longe como Alexandria do Egito na época de Jesus. Esses mendigos podem ter influenciado toda uma onda de perambulação de filósofos, incluindo a dos cínicos, os estóicos, bem como o pequeno grupo em torno de Jesus que mais tarde em dividir os gnósticos e a igreja ortodoxa.

Os estudiosos falam que cristianismo que conhecemos, é fortemente influenciado por Paulo de Tarso, que foi mergulhado em antigas religiões de mistério e a filosofia grega. Algumas pessoas ainda acham que Jesus nunca viveu, mas foi uma visão de Paulo como uma espécie de Buda ocidental, que foi mais tarde os cristãos ortodoxos, que torceram o ensinamento original de Jesus em uma poderosa forma de manter o controle sobre o Império Romano. Muitos falam que os seguidores originais de Jesus foram provavelmente os gnósticos, pois ensinou que a ressurreição de Jesus não era literal, mas simbolizava a iluminação. Buda foi realmente canonizado na igreja primitiva como ''São Barlaam''. Então, a ''Sabedoria Zen'' pode ser atribuída a ambos, Jesus e Buda. A Espiritualidade Zen é quotidiana, é viver o momento. É estar atento, desperto para a realidade. A religião Zen está destituído de rituais falsos e fingimento. A iluminação é de ver que a ordem natural das coisas muitas vezes é exatamente o oposto do que nós pensamos normalmente. Assim a sabedoria Zen é muitas vezes chamada de "louca sabedoria" Sabedoria convencional é que, se seguir as regras e obedecer às leis e convenções do mundo nos trata de forma justa.

A sabedoria convencional diz que pode negociar com Deus ou a sociedade. Mas Jesus e Buda não falaram nada disso. Jesus sempre insistiu que o primeiro "é passado." Ele era um bom mestre. Subversivamente Jesus ensinou que quem quiser salvar a sua vida (por ser adequada e moral) perdê-la. Se você é simpático, a fim de entrar no céu, então você não merece entrar no céu. E Buda concorda. Ele disse: "O tolo que sabe que ele é um tolo é que muito mais sábio." "O Iluminado é liberado por não apego." Em outras palavras, você não pode ser esclarecida por tentar ser esclarecida. Então, Jesus e Buda são bons professores.

Muito se fala da necessidade de “nascer de novo” - para ser transformado, para ter uma experiência direta da realidade suprema, que foi ensinado por muitos. Se de forma independente ou interdependente Jesus e Buda pregou a filosofia perene, que Aldous Huxley disse que podem ser encontrados entre todas as religiões. Ele disse: "Existe apenas uma religião, embora haja uma centena de versões da mesma." O termo "filosofia perene" foi cunhado pelo filósofo alemão Gottfried Leibniz para descrever a sabedoria antiga que o surgimento do mundo das coisas em separado é uma ilusão - Em vez disso, é realmente apenas uma realidade abrangente.

A filosofia perene não insisti em que existe um Deus lá fora ou aqui ou em qualquer lugar. Pelo contrário, é toda unidade subjacente, semelhante ao que acredita o físico David Bohm que chamou de ''interconexão quântica'' e Emerson chamado, "The Over-Soul". O Zen Budista Huang Po disse: "Todos os Budas e todos os seres sencientes são nada mais que a Uma Mente, ao lado do qual nada mais existe. "

O cristão medieval monge Meister Eckhart ensinou: "O olho com que vejo Deus é o mesmo olho com que Deus me vê." Este ensinamento é claro ficou excomungado.

Jesus e Buda diz que todos os místicos dizem - estamos conectados a algo superior a nós mesmos e uns aos outros, e devemos tratar uns aos outros em conformidade. Apesar dessa mensagem de Jesus e Buda, eles parecem ser o yin e o yang dos profetas religiosos. Jesus disse que está para nascer um camponês, Buda um príncipe. Dizem que Jesus, evidentemente, não sabia quem era seu Pai, alegando que o infinito era seu Pai "." Buda rejeitou seu pai, e proclamou a um vazio infinito.

Jesus de Nazaré é retratado como um homem de cura intuitiva, emocional, amoroso, Sidarta, o Buda, um solver racional, pensando na maior perplexidade dos problemas humanos. Tem sido dito que Jesus curou o corpo, Buda curava a mente. Jesus foi crucificado em uma árvore (cruz) na idade de 33 por criticar as elites dominantes. Buda morreu pacificamente em 80 anos de idade enquanto descansava sob uma árvore.

No entanto, ambos ensinaram um caminho de transformação interior tão radical que, eventualmente, os dois eram vistos como mais do que humano. Por séculos eles têm servido como símbolo do sagrado, que ofereceu um caminho de salvação e libertação. Para muitos, eles são figuras míticas que transcendem a morte. (pausa) O camponês tornou-se a Jesus Cristo, o Ungido. O príncipe Sidarta tornou-se o Buda, o Desperto.

As religiões que mais tarde surgiu em torno deles oferecerão de escapar desse mundo. Mas isso é totalmente mal a sua mensagem. E nem estava interessado em ser glorificado. Buda disse: "Um tolo quer reconhecimento e um lugar sobre as outras pessoas." Jesus disse: "Por que me chamas de bom? Ninguém é bom senão só Deus. "Para realmente adorar Jesus e Buda é fazer uma paródia dessa mensagem. Em vez destes dois sábios apelou a todos para viver de acordo com o que cada um chamado de "O Caminho". Ambos ensinaram mudança interior e paz interior que vem da consciência interna da unidade, o que significa que todos os dualismos desaparecer: Masculino, Feminino Deus, o bem e o mal, e a si mesmo . Não admira que Jesus disse: "Eu e o Pai somos um. E também "você todos são Deuses" Não admira que Buda disse, "Mais do que todas as alegrias do céu está entrando no Unico Fluxo".

Aqueles que foram batizados nas águas, como se diz serem “esclarecidos”, a serem acordados, para renascer, para estar no céu. E isso cria uma perspectiva diferente da nossa sabedoria convencional. Desta nova forma de ver o Buda disse a seus seguidores: "Vós sois a luz para iluminar o caminho." Jesus disse aos seus discípulos: "Vós sois a luz do mundo".

No entanto, apesar da luz que pregou, Jesus e Buda viveram em tempos sombrios. O mundo greco-romano havia dominado a sociedade camponesa de Jesus. Os romanos brutalmente governaram a Judéia, Samaria e Galiléia. Sidarta nasceu em uma sociedade em que o seu povo, os indo-arianos tinham conquistado os nativos de pele escura do subcontinente indiano e impôs um sistema de castas. Com as desigualdades de tais culturas, surge o reconhecimento de que algo está quebrado na unidade do mundo. Jesus e Buda estavam procurando uma maneira de consertar essa condição quebrada. Jesus desafiou a casta sacerdotal da Judéia que tinha acompanhado o poder Romano. Aqueles sacerdotes tornou-se que os fundamentalistas religiosos e políticos da época. Claro que Jesus lhes satiriza com parábolas. Ao invés de "Qual é o som de uma mão batendo palmas", disse ele, "O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado."

Jesus ampliou as idéias dos profetas hebraicos que vieram antes dele, Amos e Isaías, que desafiaram os complacentes, dizendo que Deus exigia justiça não sacrifícios rituais vazios que não foram nenhum substituto para a mudança interna. "A menos que você se humilhe e se tornem como crianças, não entrareis no reino dos Céus." (Pausa)

Sidarta também criticou o Bramanismo ritualizado do seu dia. Com a lógica fria ele proclamou que o sacrifício e o sistema de castas eram sem valor. Para que eles não fizeram nada para aliviar o sofrimento humano. Todos continuam a enfrentar a doença, decadência e morte. E nenhuma quantidade de ritos ardentes poderia parar isso. Uma vez que Sidarta viu este problema, a sua mente não iria deixar de ir até que ele resolveu. Saindo do palácio de seu pai, sua bela esposa e filho, Sidarta entregou suas riquezas e poder. Ele seguiu os moradores da floresta e monges meditando. Ele jejuou, ele prendeu a respiração, ele lutou com o problema.

Sidarta poderia encontrar em muitos deuses da sua fé apenas símbolos vazios. Ele abandonou as regras e rituais. Ele buscou a verdade suprema da iluminação. E depois de anos de meditação, um dia, sentado sob uma árvore, acordou, e se tornou o Buda. Sua solução, "Todos os atos são guiados pela mente. Se alguém age com a mente serena felicidade segue. Há um fim ao sofrimento, deixando de ir e rejeitando o desejo. "

Ambos os sábios tinham desistidos dos papéis convencionais da sociedade em cerca de trinta anos de idade e se retirou para o deserto para entrar em contato com seus eus superiores e ambos retornaram ao mundo para proclamar esta nova maneira de ver. Nem a Maneira foi um caminho fácil para os seguidores que atraíram. Para tanto pregavam a morte do ego. Jesus disse aos seus seguidores para morrerem para suas antigas personalidades e "nascer de novo" e Buda disse para despertar uma deve destruir as vigas da casa chamado "auto". No entanto, nem era estritamente um asceta. Cada um tentou um meio termo entre os extremos de riqueza e pobreza, então é claro que quase toda a gente descontente: os críticos de Jesus disse: "O filho do homem veio comendo e bebendo, e você diz: Olhe para o comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e pecadores! "

Quando Buda deixou seu longo jejum de encontrar o Caminho do Meio alguns de seus seguidores o abandonaram, dizendo: "Amigos vem aqui a Gautama recluso, que vive luxuosamente, que desistiu de sua luta e revertido ao luxo."

Jesus e Buda encontraram a sua nova maneira de ver a realidade os fez desafiar a hipocrisia em torno deles. As seguintes citações de Marcus Borg em seu livro "Jesus e Buda, os ditos paralelos", ilustram o meu ponto. O Buda disse: "Assim como uma fila de homens cegos passam, segurando-se uns aos outros, e o primeiro não vê nada, a uma média não vê nada, e a última não vê nada, assim é com a conversa dos sacerdotes".

"Se um cego conduz outro cego", disse Jesus aos sacerdotes ", os dois cairão num buraco." Disse Jesus: "Felizes são aqueles com um coração puro, porque verão a Deus." Buda disse: "O caminho não está no céu, o caminho está no coração. "Jesus também disse:" Fora do coração procedem as más intenções, homicídio, furto, falso testemunho, calúnia. Estes são o que contamina uma pessoa, mas comer sem lavar as mãos não os contamina''.

Buda disse: "Não nos tornamos puros por lavagem, assim como a multidão neste mundo. Que lança toda forma de apego, grandes e pequenos, é que é um brâmane de verdade. "Estes sábios não eram sobre a criação de regras de comportamento, mas sobre a compaixão: Eles queriam que os humanos deixassem o amor para levá-los além da letra da lei.

Disse Jesus: "Se alguém te bater na face direita oferece a outra face também. Se alguém toma o seu casaco, dá-lhe a camisa e a calça também. "

Buda disse: "Se alguém deve golpeá-lo com a mão, com uma vara ou com uma faca, você deve abandonar todos os desejos e não dizer nenhuma “palavra ruim”.

"Não julgueis e não sereis julgados", disse Jesus. "Não vá procurando o argueiro no olho do teu irmão e não notar a trave no seu próprio olho",

Buda disse: "Como é fácil de ver os defeitos do seu irmão, como é duro ver o seu próprio."

Então esses mestres ensinaram um modo de ser que vira de cabeça para baixo do estato social, porque estamos todos conectados, todos somos filhos do Cosmos. Pregaram o desapego e a liberdade de preocupações materiais. Ambos os pregadores itinerantes desabrigados dependia dos outros para alimentá-los, mas eles são vistos como figuras de santos. Jesus disse: "As raposas têm tocas e as aves têm ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça." Buda disse: "Viva com alegria na borda da floresta, sem desejo, sem posses".

Falam que o ''Zen'' é sobre a vida no momento com plena consciência. Jesus disse: "Não se preocupe com a vida, querendo saber o que haveis de comer ou beber ou o que haveis de vestir. Certamente a vida é mais do que comida e as roupas que veste. Olhe para os pássaros. Eles não semeiam, não colhem, não armazenar alimentos em celeiros. No entanto, o Pai celestial as alimenta. Você não é mais valioso do que pássaros. "Buda disse:" Como um pássaro, um sobe no ar e voa um curso invisível. Uma vontade para nada. Um alimento é o conhecimento. Uma vive no vazio, outros na liberdade. "Eles estavam preocupados que mais apego à riqueza e a o poder pode ser um impedimento para uma vida espiritual, uma vida dedicada à alimentação de outros, assim como eu.

Jesus disse a um jovem: "Se queres ser perfeito vai vender as suas posses, e dar o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu." Buda disse: "O tolo ri de generosidade. O avarento não pode entrar no paraíso, mas o senhor acha alegria em dar e felicidade é a recompensa. "

Tanto Buda e Jesus não eram apenas os críticos do estato social, mas dos valores da família de sua época. Tratar a sua família também não foi suficiente. Você deve, naturalmente, ver a todos como sua família.

Um pretenso seguidor de Jesus disse: "Deixe-me ir primeiro enterrar meu pai", Jesus respondeu : "Deixar que os mortos enterrem os mortos." Quando disse que sua mãe e irmãos estavam fora esperando por ele Jesus disse: "Quem são minha mãe e meus irmãos? Quem faz a vontade de Deus é meu irmão e minha irmã e minha mãe." No Evangelho de Marcos relata que depois que Jesus começou seu ministério, seus familiares falaram que ele estava ''fora de si. " (Marcos 3.21)

O pai de Buda deu ordens para que ele fosse bloqueado em seu palácio e nunca mais ver o sofrimento do mundo exterior, para não ser tentado a renúncia. Não admira que Buda disse, "Como os rios que fluem para o oceano perdem os seus nomes, para não perder meus seguidores há nomes antigos e se tornam filhos de Buda".

Jesus descreve Deus como seu "Abba" - ou ''Pai'' (e de acordo com fontes gnósticas sua Mãe, no entanto, é dito que este "Deus" é uma metáfora para a mente universal que emanam do vazio escuro), enquanto que os budistas não falam de Deus como um ser pessoal separado, mas de "Shunyata", um ventre vasto como o vazio, que não pode ser descrito. E faz atingir o Nirvana para tornar-se livre de desejo, livre de violência, livre de competitividade. Buda disse: "Há um feto, um originado, um não-composto, não estavam lá, não seria escapar do mundo do nascido, do originado, e os compostos."

Jesus proclamou o Reino dos Céus, mas o céu não é um lugar mas um estado de espírito. No longo prazo do perdido gnóstico Evangelho de Tomé, Jesus proclama: "O reino de Deus já está espalhado sobre a terra, mas as pessoas não percebem isso. O reino está dentro de você e fora de você. Quando vocês sabem, então você vai ser conhecido, e vai entender que você são filhos do Eterno. "Buda disse:" Olhe dentro de si e ser ainda. Livre-se do medo e anexos. Conhecer a alegria doce do caminho. "

Claro que ver o Deus de Jesus parece ser bastante diferente daqueles que dizem que Deus responde a todas as orações e traz prosperidade para aqueles que o seguem. Por uma questão de fato se orar por essas coisas não tem efeito. Ele disse: "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e a chuva para os honestos e os desonestos. "

E os ensinamentos do Buda estão de acordo, "Que grande nuvem de chuva para baixo em toda a sua natureza, se é superior ou inferior. A luz do sol e da lua ilumina o mundo inteiro. " Os ensinamentos Jesus e de Buda não mudaria o mundo imediatamente. Eles estavam tentando plantar algumas sementes. Quando perguntado, "Qual é o Reino dos Céus, como?" Jesus disse: "O que posso compará-lo? É como uma semente de mostarda insignificante que uma pessoa planta no jardim. Ela cresce e tornou-se uma grande árvore e as aves faziam ninhos em seus ramos. "Jesus também comparou o Reino de fermento e um casamento. Assim que entram neste reino, o reino de Deus é apenas um começo, não um fim em si mesmo. Como Buda disse, "Não subestime suas virtudes ou dizem que não são nada. Como uma taça se enche de água gota a gota para um Sábio é preenchido com força pouco a pouco. "

O Caminho de Buda e Jesus contesta a visão do mundo materialista moderno que o universo é completamente indiferente para nós. Concordo com eles que nós somos mais do que um acidente de matéria e energia. Nós somos parte da unidade. Para Jesus, que a unidade é simbolizada como um Pai cheio de amor. Assim, somos convidados a amar uns aos outros com um coração puro.

Para os budistas, a metáfora para a unidade é chamada de Rede de Indra - uma vasta rede interdependente. O sofrimento é causado quando nos apegamos à ilusão de que estamos separados de todos os outros seres. Assim, devemos tratar uns aos outros com amor. E cultivar um coração puro e mente. O Céu ou Nirvana vem quando sentimos que fazemos parte desta grande unidade, a verdadeira fonte da realidade. Então, todos nós podemos tornar as lâmpadas, os Budas, ou Cristos.

Disse Jesus: "Se você levar adiante o que está dentro de você, o que você vai salvar de vocês".

E Buda diz: "Todas as coisas surgem e desaparecem. Mas, o desperta é acordado para sempre."

Assim seja

Traduzido para o português com algumas modificações do site: http://www.chaliceuu.org/sermons/Archive/zen.htm