Educação Sustentável

Preservar o meio ambiente é preparar um mundo melhor para a humanidade do futuro e protegê-la dos equívocos cometidos no passado, colocando o homem como a figura central no teatro da vida; é pensar com inteligência e colaborar com a Natureza para o ser humano realizar o objetivo para o qual foi criado: viver harmonicamente e aprender com seus irmãos, no magnífico cenário que lhe foi presenteado.

Diz-se que a empresa do futuro deverá estar apoiada num tripé para desenvolver-se: qualidade do que produz, responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente, a saúde e a segurança do trabalhador. Acrescentaríamos um quarto elemento: o desenvolvimento da capacidade de colaboração entre os que estão envolvidos dentro das empresas. Colaborar significa trabalhar em conjunto e harmonicamente para alcançar, além dos objetivos da empresa, a convivência pacífica entre as pessoas e as instituições diversas. Uma razão superior deverá nortear a razão humana.

A empresa de futuro colocará a palavra “serviço” em relevo nas suas atividades. Há uma enorme mudança cultural em andamento na forma de pensar e agir das pessoas. O trabalho voluntário começa a ser valorizado porque proporciona um crescimento pessoal sem precedentes, por fugir à rotina e desmontar o egoísmo atávico, que esteve impregnado nas sociedades precedentes; ao servir, o maior beneficiado é quem o faz com inteligência. Já se compreende que o trabalho voluntário proporciona um crescimento pessoal de inestimável valor. Muitas pessoas direcionam o seu tempo livre para atividades que pouco têm a ver com a rotina diária. Questões ambientais, culturais, filosóficas, educacionais, de segurança têm a preferência das pessoas, as quais, através de associações, organizações não governamentais ou Fundações agrupam-se em torno de objetivos claros e planejam tarefas, que beneficiarão outras. Experimentam a realidade da importância da colaboração, ingrediente indispensável para a construção de uma nova sociedade.

Servir com inteligência é muito mais do que dar o peixe ou ensinar a pescar; é ensinar a pensar, a resolver problemas próprios e coletivos, a trabalhar em conjunto, a construir o futuro. Servir ainda é uma coisa rara nesta sociedade em que se busca sempre a vantagem pessoal ou se teatraliza uma generosidade e um desprendimento, que não existem. E não há que se criar um dia da semana para assumir o papel de voluntário; deve ser permanente, principal. Será necessário criar o pensamento de servir, e querê-lo do fundo do coração, pois servir aos outros é a melhor maneira de servir a si mesmo.

A grandeza de uma cultura pode ser o fundamento de uma nação e amplia-se com o aumento da capacidade de estudo. A instrução continuada deverá ser o pilar principal de qualquer política. Tudo o mais será consequência dela, pois a maior vocação do espírito humano é a criação, a realização para o que o estudo contribui diretamente. A Pátria e o espírito da nacionalidade provêm dessa realização. O estudo individual e o coletivo unem os seres humanos numa realização e compreensão sobre as suas altas finalidades .

A educação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável. E ela não deve ser restrita aos bancos escolares, senão alcançar o ambiente familiar e o do trabalho. Deve ser muito mais do que informação, senão percepção, entendimento e compreensão da vida em suas relações pessoais e com a Natureza. O contexto social que cada indivíduo compõe deve ser por ele entendido, bem como suas obrigações e responsabilidades.

A empresa socialmente responsável tem o dever de proporcionar o debate e a participação do trabalhador no ambiente de trabalho, buscando soluções sustentáveis para o desenvolvimento social, pois as deficiências do sistema educacional do Estado são tão grandes, que serão necessárias muitas décadas para uma revolução educacional a trazer algum resultado palpável por essa via.

Nagib Anderáos Neto

www.nagibanderaos.com.br