A Escrita e Autoria do Pentateuco

Autoria do Pentateuco

A maioria dos estudiosos afirmam que os cinco primeiros livros da Bíblia (chamado de Pentateuco ou Torá) não é de autoria de Moisés.

Essa teoria teria começado a partir do século XVIII.

Alguns dizem que Moisés pode ter escrito o ''Livro da Lei'', mas depois escritores teriam acrescentado e interpolado detalhes e outras estórias.

O escritor (ou escritores) do Pentateuco teriam usado tradições orais do povo hebreu ou lendas dos outros povos para escrever esse livro. (a Epopéia de Gilgamesh tem semelhanças com o Diluvio escrito na bíblia, o nascimento de Moisés com a história de Sargão e outras semelhanças).

Moisés (ou outro legislador anônimo) pode ter feito a primeira codificação das Leis de Israel, no séc. XIII aC. Depois de Moisés, o bloco de tradições foi enriquecido com novas leis devido às mudanças históricas e sociais de Israel.

Bento de Espinosa no seu livro ''Tratado Teológico Politico'' diz que ''o livro que Moisés escreveu foi um trabalho diferente'' e que ''o livro de Moisés era um volume muito mais fino do que o Pentateuco.''

Em decreto Pontificia Comissão Bíblica de Roma em 1906 declarou que Não se pode negar que Moisés tenha sido o autor do Pentateuco, embora admintido que Moisés pudesse ter usado alguma fonte e não ter escrito tudo pessoalmente.

O Pentateuco não pode ter sido escrito totalmente por Moisés, por haver trechos que ele não fala em primeira pessoa e de registrar a sua própria morte (uma tradição judaica admite que o última capítulo de Deuterônomio foi um acrescimo de outro autor).

Em Deuterônomio diz: ''E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do SENHOR, e a todos os anciãos de Israel'', ou seja esse versiculo fala que Moisés já tinha terminado de escrever o livro, então outro escritor registrou isso.

Em Jeremias 8.8 também diz: ''Como, pois, dizeis: Nós somos sábios, e a lei do SENHOR está conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas.''

Isso pode mostrar que os escribas modificavam ao Livro da lei literalmente (ou talvez possam ter deturpado o sentido da Lei).

Os estudiosos falam que o Pentateuco teve quatro coleções de narrativas históricas: Javista, Eloísta, Deuteronomista e Sacerdotal. eles dizem que a fonte escrita Deuteronomista podia ser a encontrada no templo no reinado de Josias (II Reis 22).

O copista Esdras podia ter reunido essas tradições num só livro. Esse relato é encontrado no Livro apócrifo de Esdras que fala que quando os babilônicos invadiram Judá queimaram todos os seu livros e depois: ''Esdras pede que Deus envie o Espírito Santo para que ele possa escrever o Livro da Lei, desde o princípio até aqueles dias.''

Escrita na época de Moisés

Dizem que na época de Moisés não tinha o uso do alfabeto, mas alguns pesquisadores dizem que a escrita podia existir naquele tempo:

''Estudiosos sustentam que Moisés escolheu a escrita fonética para escrever o Pentateuco. O arqueólogo William F. Albright datou essa escrita de início do século 15 a.C. (tempo de Moisés). Interessante é notar que essa escrita foi encontrada no lugar onde Moisés recebeu a incumbência de escrever seus livros (Êx 17:14). Veja o que disse Merryl Unger sobre a escrita do Antigo Testamento: “A coisa importante é que Deus tinha uma língua alfabética simples, pronta para registrar a divina revelação, em vez do difícil e incômodo cuneiforme de Babilônia e Assíria, ou o complexo hieróglifo do Egito.”

As leis foram feitas por Moisés?

Moisés ou outro redator escreveu essas leis tendo modelo as leis de sua época (como o código de Hamurabi e o livro dos Mortos)

Muitas dessas leis só valiam no contexto da época.

Deuterônomio diz: ''Também o Senhor me ordenou ao mesmo tempo que vos ensinasse estatutos e preceitos, para que os cumprísseis...'' (Dt 4,13-14)

A nota da Bíblia Santuário também fala: ''O Decálogo, dentro da Aliança, é a única Lei que provém diretamente de Deus; tudo o mais vem de Moisés”

Na introdução de Levítico, na Bíblia da Paulinas diz: ''Moisés, com suas leis, só regulamentou e consagrou ao culto do verdadeiro Deus um cerimonial já praticado, deixando ainda toda essa legislação dos sacrifícios separada das condições essenciais do pacto celebrado entre Deus e o seu povo (Êx 19,23). Nesse sentido deve-se entender aquele protesto do próprio Deus contra os judeus, por boca de Jeremias (7,22-23): "Em matéria de sacrifícios e holocaustos, eu nada disse e nada ordenei aos vossos pais ao tirá-los do Egito; dei-lhes somente esta ordem: - Escutai a minha voz; eu serei vosso Deus e vós sereis o meu povo -" Ex. 19,5).''