A IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO PLANEJAMENTO ESCOLAR

"Que Deus nos dê forças para mudar as coisas que podem ser mudadas; Serenidade para aceitar as coisas que não podem mudar; e sabedoria para perceber a diferença. Mas Deus no dê, sobretudo, coragem para não desistir daquilo que pensamos estar certo". - Chester W. Nimitz.

A unidade escolar é uma das varias instituições educativas que tem a sua função condicionada tanto pela sua natureza intrínseca como por fatores sócio-ambientais, devido sua função social consistir na formação do cidadão para socialização e construção do saber, visando à emancipação do ser humano na sociedade em que vive.

Dessa forma o planejamento se faz necessário e torna-se uma peça fundamental para que a escola alcance sua devida função social. Nunca sendo demais ressaltar que todo processo de planejamento deve estar com seu foco principal voltado para a realidade do aluno e a sociedade o qual faz parte.

Para isso atuar na educação requer do profissional uma qualificação especializada a fim de poder direcionar seus conhecimentos com especificidade, criando uma visão objetiva sobre o que realmente se busca alcançar. Na realidade todo corpo escolar deve buscar ter um bom palnejamento e procurarem se especializar para poderem desenvolver um trabalho conciente baseados nos conhecimentos científicos da área de atuação.

O que não se pode perder de vista é a fundamentação teórica e a prática que o profissional precisa ter sobre a realidade da escola, sendo necessario que se tenha bem em mente a real noção de como acontece à efetivação das atividades escolares sem se deixar escapar de vista que a escola existe em função do aluno, seja ele de que idade for e independentemente a qual classe social pertença.

Diante do exposto, espera-se que a qualidade do ensino seja dia-a-dia colocado em primeiro plano para que o individuo receba a educação que lhe faz jus. E que Deus nos de forças para que como educadores possamos nos empenhar pela melhoria da educação; Serenidade para aceitar o que não pode ser mudado, apenas aperfeiçoado e sabedoria para perceber essa diferença e sobretudo coragem para não desistir de alcançar nossos objetivos educacionais.

Rodrigo Machado Marinho
Enviado por Rodrigo Machado Marinho em 09/08/2006
Código do texto: T212417