SOBRE OS ANJOS

...

Anjo, em hebraico, significa mensageiro. Seu conceito como ser espiritual é de um ser inteligentíssimo (para os nossos padrões humanos), sem as definições humanas de sexo e gênero: masculino ou feminino, pois não têm corpo material, mas podem assumir este formato, ocasionalmente, em alguma missão.

Segundo o Gênesis bíblico, estes seres, também filhos de Deus, se dividiram, em dois grupos distintos, quando Este anunciou o surgimento de um Jesus Cristo, diferente deles e humanizado, sob quem os anjos também deveriam se submeter.

O livro conta que Lúcifer ficou enciumado de Jesus Cristo, pois sendo o braço direito de Deus e seu anjo mais querido, orgulhosamente, se voltou contra Deus e saiu dos céus, sendo que Satanás e os demais insatisfeitos, participantes de um motim, foram expulsos e seus poderes decresceram de força. Imbuído de rancor e diminuída a sua luz, Lúcifer foi para um lugar distante, mas espiritual, cheio da ausência de Deus Pai e de dor. Satanás e os outros foram para junto dele porque, de todos os exilados do céu, é o mais forte, inteligente e o único que continuou com luz própria. Dessa forma, não ficam na escuridão total. De lá, tramam contra os homens.

A partir de então, os anjos ficam então separados e, por essa divisão, chamados os Anjos de Luz, ou em relação os homens, de Anjos da Guarda, ou seja, a serviço de Deus, podem fornecer proteção aos homens, quando requeridos por Deus (que interfere em situações limites); e os Demônios, ou seja, a serviço de Satanás (sempre no papel de um suposto aliado, mas um "puxa-saco" invejoso), que primeiro prejudicou Lúcifer (por orgulho, caiu em suas artimanhas), depois Adão e Eva (por inocência, foram iludidos), e também tentou Jesus Cristo (ignorou seus argumentos), sempre oferecendo seus préstimos, aparentemente valiosos. Assim, Satanás continua cultuando o ódio ao ser humano (que conta com a bondade do perdão de Deus, levando em conta suas limitações e arrependimentos), e junto seus Anjos das Trevas (que aqui significa ausentes da Luz que é Deus) estão sempre tentando prejudicar o homem, com a clara intenção de leva-lo ao erro para com seu semelhante e para com Deus.

* Que não seja desculpa para uma pessoa errar e jogar a culpa no demônio, pois ainda que haja tentação, também há o livre arbítrio humano.

** O Novo Testamento confirma a previsão do Gênesis, em A Bíblia diz em Epístola I de Pedro 3,22: “Cristo está à direita de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos e as autoridades, e as potestades”.

1- ANJOS DE LUZ ENTRE OS HOMENS

1.1- Anjos atuando, invisíveis, em favor dos homens (o que prevalece)

Em Êxodo 33.2, Deus diz: “E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus”.

Em Salmos 34.7: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra”.

Em Salmos 91.11: “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”.

1.2- Anjos humanizados (são raros os casos)

A Bíblia relata casos em que anjos de luz, muitas vezes, nossos anjos da guarda estiveram aqui na terra, materializados, a mando de Deus, vivendo como homens, sendo algumas vezes hospedados por seres humanos, cientes ou não da sua natureza.

Em Gênesis, capítulo 19, conta-se que Lot, sobrinho de Abraão, hospedou dois anjos em sua casa. Na sua forma humanizada, eram homens belíssimos, à noite, alguns homens de Somorra bateram à porta de Lot e disseram-lhe que sabiam que ele tinha dois hóspedes e que eles, os homens de Sodoma, queriam ter relações sexuais com os visitantes. Ameaçaram-los de morte, querendo forçar a aceitação. As duas cidades, de Sodoma e Gomorra, foram completamente dizimadas, por tal atrevimento.

* É bom esclarecer que tais cidades abrigavam homens perturbados pela violência das guerras de que participaram - que duravam décadas - ao ponto de se animalizarem de tal forma que não conseguiram se reintegrar na sociedade comum. Todos os visitantes que por lá passavam eram roubados e/ou eram espancados e/ou estuprados brutalmente e/ou mortos. Algumas vezes, suas mulheres e filhas eram deixadas vivas para servirem de escravas sexuais e para os trabalhos manuais. Havia também sexo humano com animais e parentes (pais com filhos, irmão com irmã e entre primos em primeiro grau, resultando diversas vezes no nascimento de crianças com deficiências físicas e/ou mentais que já nasceram sofrendo, sendo mortas, na maioria das vezes). Assim, não se pode dizer que sua destruição seja porque lá existiam gays. Entre os homens gays e os heteros que lá viviam, existiram ladrões, pedófilos, assassinos, estupradores, incestuosos e zoófilos. Deus até concede ao homem o livre arbítrio, mas quando a libertinagem existe a um ponto crítico, ele interfere. Não foram poucos os clamores que chegaram aos céus.

Em Hebreus, o a Bíblia, capítulo 13 diz: Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, já hospedaram anjos.

Num certo dia, o ancião estava debaixo de uma árvore. O dia estava muito quente, como, comumente eram os dias naquele lugar, e ele descansava do árduo trabalho da manhã. De repente, ele viu três pessoas, que caminhavam sobre o calor do dia. Mais do que depressa, ele se levantou da sua sonolência e foi ao encontro daqueles homens. Ainda que os homens fizessem menção de continuar a jornada, o ancião insistiu para que ficassem. E eles ficaram...

Abraão, sem o saber, hospedou anjos! Um ano depois daquele episódio, já se podia ouvir o choro de uma criança. Abraão e Sara foram abençoados a partir daquela ocasião em que decidiram praticar a hospitalidade. Do ventre estéril, Deus fez nascer uma grande e poderosa nação.

Em Atos dos Apóstolos, capítulo 10, conta-se:

3 Um dia, ali pelas três horas da tarde, Cornélio teve uma visão. Ele viu claramente um anjo de Deus, que chegou perto dele e disse: — Cornélio!

4 Ele ficou olhando para o anjo e, com muito medo, perguntou: — O que é, senhor? O anjo respondeu: —Deus aceitou as suas orações e a ajuda que você tem dado aos pobres e ele não esqueceu você.

5 Agora mande alguns homens até a cidade de Jope para buscarem o homem chamado Simão Pedro.

7 Quando o anjo foi embora, Cornélio imediatamente chamou dois empregados e um soldado que estava a seu serviço e que era um homem religioso.

11 Viu o céu aberto e uma coisa parecida com um grande lençol amarrado pelas quatro pontas, que descia até o chão.

12 Dentro daquilo havia todos os tipos de animais de quatro patas, de animais que se arrastam pelo chão e de aves.

13 Então Pedro ouviu uma voz, que dizia: — Pedro, levante-se! Mate e coma!

14 Pedro respondeu: — De jeito nenhum, Senhor! Eu nunca comi nenhuma coisa que a lei considera suja ou impura!

15 A voz falou de novo com ele: — Não chame de impuro aquilo que Deus purificou.

16 Isso aconteceu três vezes. Em seguida a coisa que parecia um lençol foi levada de volta para o céu.

17 Pedro começou a perguntar a si mesmo o que aquela visão queria dizer. E naquele momento os homens que Cornélio havia mandado já tinham se informado sobre onde ficava a casa de Simão e estavam na porta.

18 Eles chamaram alguém da casa e perguntaram: — Por acaso, um homem chamado Simão Pedro está hospedado aqui?

19 Pedro ainda estava pensando na visão, quando o Espírito Santo disse: —Escute! Estão aí três homens procurando você.

20 Agora, apronte-se, desça e vá com eles. Vá tranqüilo porque fui eu que mandei que eles viessem aqui.

21 Então Pedro desceu e disse aos homens: — Eu sou a pessoa que vocês estão procurando. Por que vieram aqui?

22 Eles responderam: — Nós fomos mandados pelo comandante Cornélio. Ele é um homem bom, teme a Deus e é muito respeitado por todos os judeus. Um anjo de Deus mandou que ele pedisse a você que fosse até a casa dele para que ele ouvisse o que você vai dizer.

1.3- Mais sobre os anjos na Bíblia Cristã

1.3.1- De Luz ou Guarda: Mateus: 1,20; 2,13; 4,6-11-18; 13, 39-49; 16,27; 18,10; 22.30; 24,36; 26,53; 28,2; Macabeus: 1,13; 12,35; 13,32; Lucas: 1,11; 2,9-21; 9,26; 12,8; 15,10; 16,22; 20,36; 22.43; João: 5,4; Atos: 5,19; 7,30-53; 6,15; 8,26; 12,7; 12,15; 23,8; 27,23; Romanos: 8,38; Paulo aos Coríntios II: 11,14; Gálatas: 1,8; 3,19; 4,14; Hebreus: 1,4; 2,2; Epístola de Pedro I: 1,12; 3,22; Apocalipse: 2,1; 5,11; 7,11; 8,4; 11,15; 12,7; 16,17; 19,17; 22,6.

1.3.2- De Trevas ou Demônios; Mateus: 25,41; Paulo aos Coríntios I: 6,3; Paulo aos Coríntios II: 12,7; Epístola de Pedro II: 2,4; Atos dos Apóstolos: 9,11-15; 12, 7-9.

*** Segundo a Profecia do Apocalipse, de João Evangelista, no final dos nossos tempos difíceis, antes do começo dos tempos de paz, Jesus Cristo e Maria (ambos que subiram ao céu, diante de muitas testemunhas, de corpo e alma) descerão de corpo e alma à terra. Haverá julgamento e Satanás com seus anjos rebeldes serão presos no inferno, junto com os humanos que escolheram segui-los e lá permanecerão por mil anos, em completa treva, sem poder sair para fazer mal ao ser humano. Até lá, haverá tempo para o arrependimento e o perdão de todos, como também da quebra de maldições passadas.

..............................

Minha mãe sempre me ensinou pedir aos anjos: Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me zele, me guarde, me governe e me ilumine. Amém.

Ana da Cruz. Sobre os Anjos - Uma interpretação Cristã. Mural dos Escritores, 18 dez 2009

Ana da Cruz
Enviado por Ana da Cruz em 08/03/2010
Código do texto: T2127712
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.