JUVENTUDE E MATURIDADE, parceiros ou opostos?

É interessante quando procuramos mensagens sobre a juventude e sobre a maturidade e outros temas, vêm sempre somente o lado romântico e filosófico do estado de espírito que se encontra a pessoa. Tipo: Ser jovem é... e aí é só elogios.

Mas a Juventude e a maturidade não são assim só romantismo, como todas as etapas da vida nelas existem também muitas dúvidas, incertezas, ansiedade, expectativas e frustrações.

O jovem tem toda uma vitalidade, garra, vontade de fazer e acontecer, mas não tem o pulo do gato das coisas, não tem ainda em sua bagagem de vida a experiência, a expertise necessária para que tenha sucesso na vida. Aqui temos um fato curioso que já vivenciei por diversas vezes. Uma empresa contrata um jovem promissor e diz para ele preciso que mude e reveja os processos, pois estão todos errados e não dão resultado, pois bem, o que o Jovem profissional faz, segue ao pé da letra, muda tudo, e a empresa fica perdida, perde o fio da meada e nem ele, nem ninguém consegue a empresa desenvolver, porque se perdeu o fio da meada.

As pessoas maduras, experientes têm a maioria das experiências, mas não tem novas tecnologias e inovações, não tem a energia e disposição dos jovens.

Aqui encontramos duas qualidades e dois defeitos de cada fase da vida que podem fazer os indivíduos se tornarem parceiros ou opostos.

O jovem precisa e necessita de experiência para desenvolver um projeto dentro da empresa, o profissional experiente detém o conhecimento e a cultura da empresa, sabe a forma de se trabalhar do diretor, em contra partida o profissional experiente necessita de novas idéias para melhoria do processo, então ao invés de um tentar furar o olho do outro para que ele não se destaque, que tal unir forças e os dois saírem ganhando.

O jovem precisa de experiência para mudar de emprego, comprar um bem, tomar um decisão na sua vida afetiva, nos estudos, que tal deixar de ser orgulhosos e achar que sabe tudo e não precisa da ajuda de ninguém e ouvir a voz da maturidade, da experiência, que tal ouvir conselhos de alguém que você confia e ama, como seus pais, irmãos, amigos... e não colocar a carroça na frente dos bois.

Em contra partida a pessoa madura precisa criar novos hábitos, colocar emoção , diversão e disposição nesta etapa da sua vida, bem como tentar algo novo, diferente de sua rotina, que tal conversar e sair com os jovens conscientes e cientes de suas responsabilidades.

Quando alguém diz este jovem é muito maduro para sua idade, ou alguém na maturidade diz: - Que isto eu sou jovem, eu acredito nelas, pois com certeza estas pessoas são inteligentes e expertas, usam em si as qualidades e experiências das duas fases mais proveitosas da vida.

Que tal você ser igual a elas?