O CULPADO É  SEMPRE ...O BODE !
   Uma de nossas maiores imperfeições é a vaidade, mas eu sei que alguns dirão:
        - Mas, amigo Gildo, o egoísmo, a avareza, a ganância, e a prepotência, onde ficam?.  Respondo a estes com toda a convicção:   
 - Estão contidas na vaidade e junto com outras imperfeições que não foram citadas e que lamentavelmente formam o caráter do “homo-sapiens”.    Poucos foram os homens na história, que por serem altamente espiritualizados e terem conhecimento da utopia que é a materialidade, conseguiram eliminar de sua vivência terrena , a vaidade.
         Jesus Cristo, Chico Xavier, Francisco de Assis, Lutero, Madre Thereza,Buda, Dalai Lama e outros menos conhecidos e reverenciados, ao retirarem a vaidade de suas vidas e dos seus corações, aproximaram-se da Criatura Suprema: o criador de todas as coisas ; Deus . Imaginem o supra-sumo da vaidade, um homem achar-se Deus aqui entre nós. Imaginar tal pretensão é tão absurdo, quanto hipócrita é a conivência da aceitação.  Mas tirando essa mania de superioridade nos humanos, em relação, ao restante da criação, ainda temos a petulância de não aceitarmos nossas imperfeições. Uma de nossas mais sutis manifestações de vaidade pura é a criação do “Bode Expiatório”, ou seja: o culpado nunca somos nós, é sempre o outro. Chegamos a inventar Demônios para podermos nos inocentar e termos a quem culpar. Aí teremos que ser exorcizados, pois estivemos possuídos por ...“ele”, enquanto cometíamos crimes contra os nossos semelhantes. Na vaidade humana, o pecado maior, é o não reconhecimento de nossas limitações. È pedir perdão com superficialidade. É não saber perdoar a si mesmo. È o ter e poder, como única meta. O querer obsessivo . O narcisismo da imagem material em menosprezo à pureza da alma e à verdadeira relevância que deve ser dada ao espírito e ao Criador.
        O homem tem na necessidade do “Bode Expiatório”, a redenção de suas maldades e a presunção de ser inocente, até prova em contrário. Por essas e tantas outras imperfeições perante Deus, o homem com exceções e no momento de pura humildade dirá :- Perdoa-me Senhor, pois não consigo me perdoar.
 

 
Gildo G Oliveira
Enviado por Gildo G Oliveira em 29/03/2010
Reeditado em 11/01/2016
Código do texto: T2165138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.