Homenagem a ARMANDO NOGUEIRA

Na década de 80, eu apresentava um programa esportivo semanal na Radiobras, em Brasília, quando recebi um inusitado telefonema:

- Bom dia, meu nome é Armando Nogueira, e gostaria de pedir um espaço no seu programa para anunciar o lançamento do meu livro em Brasília.

Parecia um trote, tinha tudo para ser um trote. Armando Nogueira, ex-diretor de jornalismo da Rede Globo, um ícone da imprensa esportiva brasileira? Não podia ser verdade.

Mas era ele mesmo. Brasília, naquela época, não tinha muito espaço para programas esportivos na TV. Salvo engano, era o único com mais de 30 minutos de duração. Até me refazer do susto e me certificar que se tratava mesmo do grande Armando Nogueira, combinamos a entrevista para dalí a 15 dias. A assessoria dele me mandou um exemplar do livro, que devorei de um dia pro outro.

Havia quase um capítulo inteiro dedicado a Nilson Santos, que morava em Brasília e dava aulas de futebol numa escolhinha do GDF (Governo do Distrito Federal). Sem combinar nada com o entrevistado, pedi à produção que, no dia e hora marcados, deixasse Nilton escondido nos bastidores para fazer-lhe uma surpresa.

No meio da nossa conversa, quando naturalmente o assunto era a “Enciclopédia”, Nilton entrou no studio e quebrou totalmente o ritmo da entrevista.

Era visível a alegria de Armando. Ele tinha por Nilton Santos uma admiração incontida.

- Estava assistindo em casa e vi você falando muito bem de mim, Armando. Então vim aqui pra te dar um abraço… - disse Nilton.

Foi uma das melhores entrevistas que consegui fazer naquele programa. E, ao final do trabalho, Armando soltou esta:

- Vocês são dois cascateiros. Como é que Nilton viu a entrevista em casa se o programa é gravado e só vai pro ar amanhã?

De fato, Nilton Santos, que hoje mora no Rio de Janeiro, além de “Enciclopédia do Futebol”, é também um bom ator. Representou direitinho.

* Minha homenagem ao mestre Armando Nogueira, que morreu hoje, de câncer, aos 83 anos.

SIGA O BLOG "FUTEBOL ETC" NO TWITTER

http://twitter.com/marcondesbrito

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 29/03/2010
Reeditado em 29/03/2010
Código do texto: T2166077