A Literatura Infantojuvenil em Sala de Aula

A literatura é a arte da palavra e possui várias funções significativas que são relevantes na formação da criança e tem como objetivo principal promover o prazer estético no leitor, através da linguagem. Assim, a obra literária oferece à criança a ampliação de conhecimentos de um modo geral: ampliação do vocabulário, interpretações de mundo, reflexões sobre a vida, dentre outros. Pois as fábulas e os contos de fadas tratam de questões fundamentais sobre a existência humana: medo, perda, ciúme, poder, inveja, dentre outros.

Diante dessas reflexões, é necessário explicitar que além de proporcionar experiências emocionais e estéticas, o convívio com a literatura constitui um exercício de habilidades mentais que influenciam na familiaridade com a estrutura gramatical e com as variedades linguísticas da nossa língua. Nesse aspecto, os textos lúdicos e literários são considerados eixos centrais, para contribuir com o desenvolvimento da criança no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Convém afirmar, que o professor alfabetizador precisa em seu cotidiano constituir o hábito de leitura de forma prazerosa, explorando a dimensão literária de textos e obras, antes de usá-los como recursos de ensino da língua. Isso significa dizer, que os aspectos lúdicos, mágicos, envolventes dos textos literários devem ser prioridade para contribuir com o desenvolvimento do leitor crítico e autônomo.

Nessa perspectiva, as atividades envolvendo a literatura infantojuvenil devem inserir uma variedade de textos: contos populares, contos de fadas, lendas, mitologia grega, anedotas, poesias, crônicas e outras.

Ressalta-se também, que o professor deve oportunizar sempre aos alunos a liberdade da escolha da leitura, respeitando o desejo que a criança sente em manusear o livro que mais lhe chama atenção pelas cores, pelas ilustrações, pela capa ou outros elementos. Esses recursos são indicadores que devem ser levados em consideração, para assegurar a constituição do hábito de ler e o desenvolvimento exitoso do prazer literário por nossos alunos.

Nesse prisma, a literatura infantojuvenil sem hesitações é a força motriz, para desencadear o prazer de ler e escrever na criança. Portanto, esse hábito deve ser constituído o mais cedo possível, através do acesso a espaços de leitura convidativos, confortáveis e que sejam ornamentados com a participação dos alunos, para que assim, elas possam interagir nesse mundo maravilhoso sob mediação do professor alfabetizador.

G Aguiar
Enviado por G Aguiar em 30/03/2010
Reeditado em 16/11/2010
Código do texto: T2167729
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