Pelas confusões geradas pela ignorância ou pela má-fé em torno dos saberes e das práticas em saúde, aglutinadas nos conceitos de Educação em Saúde, Educação Continuada e Educação Permanente em Saúde, convém resumir as diferenças entre as três expressões geradoras de distorções na práxis do Sistema Único de Saúde no Brasil, tanto quanto no ensino, na pesquisa e na gestão dos cursos de graduação em saúde:

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Foco em estilos de vida considerados inadequados;

Pedagogia da Transmissão;

Centrada nos saberes e práticas acadêmicas dos profissionais de saúde;

Atenção focal a grupos específicos;

Voltada para Prevenção de agravos à saúde;

Abordagem centrada em problemas;

Oferecida ou imposta a grupos-alvo;

Mudanças no comportamento de indivíduos;

multi e interprofissional, multi e interdisciplinar;

Gestão do Comportamento;

Privilegia o saber técnico-científico;

Condicionada a espaços institucionais preexistentes.

 

EDUCAÇÃO CONTINUADA

Foco no serviço ou trabalho;

Pedagogia da transmissão;

Centrada nos saberes técnicos de especialistas;

Atenção focal a específicos grupos de profissionais ou usuários;

Ligada ao desenvolvimento institucional e de profissionais;

Abordagem centrada em específicas instituições e profissionais;

Oferecida ou Imposta a grupos-alvo;

Mudanças no profissional e trabalhador de saúde;

uniprofissional e unidisciplinar;

Gestão do Trabalho;

Privilegia o saber técnico-científico;

Limitada a espaços institucionais preexistentes e em sujeitos já constituídos.

 

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Foco nas condições e situações sócio-político-ambientais de vida

Pedagogia da Problematização e Metodologia Ativa ou Significativa;

Toda a população, no seu ambiente total;

Atenção em Redes intersetoriais de atenção;

Direcionada à Promoção da Saúde;

Abordagem centrada na organização política das sociedades, das instituições, do trabalho, dos grupos;

Construída em gestão compartilhada;

Mudanças nas formas de organização política e econômica das sociedades, do Estado e de governos;

transprofissional e transdisciplinar;

Gestão do Conhecimento;

Valoriza e incorpora os saberes afetivo-emocionais, tradicionais, populares, dos grupos, das organizações;

Criação ou mudança de espaços e sujeitos coletivos.

Carlos Fernandes
Enviado por Carlos Fernandes em 06/04/2010
Código do texto: T2180979
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