O que é romantismo?

O que é o romantismo?

Será que o romantismo ainda existe nos dias de hoje?

Quem se atreve a comentar o assunto?

Bem, farei eu primeiro!

A meu ver, o romantismo está sim entre nós; sobrevive ainda que enuviado pelas atribulações da vida atual. Tentarei explicar meu ponto de vista!

O romantismo mais do que um sentimentalismo banal, algo que se fez pejorativo, é expressão de vida, dos anseios por que passa o homem em todas as suas vivências. É expressão íntima de seu contado com o mundo, das experiências do seu dia-a-dia. Daí dizer-se que só quem vive e se delicia com os prazeres da vida, de forma incondicional, pode ser um romântico!

Mais do que expressão amorosa da relação homem-mulher, o romantismo como expressão da vida, está presente no pouco, no simples, no delicado. Para vivê-lo é preciso debulhar o todo e vislumbrar cada um dos grãos que o compõe: ver a essência!

Vejam como o poeta descreve sua “Diva”! Decifra-lhe a alma, com olhar minucioso, revelando a beleza que só ele vê. Desnuda-lhe até o seu íntimo. E assim o faz em tudo! Seja ao ouvir o canto do sabiá, ao ver o correr das águas de um rio, o dançar das palmeiras. Ele dá forma particular a tudo que vê, sente, vive!

Está é minha acepção de romantismo. E a de vocês?