Leitura na empresa

Leitura na empresa

Wellington Balbo – Bauru - SP

Pesquisas indicam que o brasileiro lê aproximadamente 2 livros por ano. Pouco, pouquíssimo. Em alguns países europeus a média é bem maior: 10 livros por pessoa. Por que será? Obviamente que o pouco apreço do brasileiro pela leitura tem razões que remontam décadas e essa análise não pode ser feita de forma superficial, porquanto os temas que envolvem educação devem ser analisados com profundidade. Entretanto, pode-se registrar que os efeitos dessa indiferença para com os livros repercutem-se de maneira drástica na sociedade. Pessoas que se comunicam e lêem mal tem sua capacidade de refletir afetada. Daí muita gente dedicar tempo em demasia às atividades que nada agregam valor. O indivíduo prefere passar horas diante da televisão assistindo programas de baixo nível, deixando, assim, de apreciar algumas páginas de caráter cultural e informativo. Critica-se o técnico da Seleção pela não convocação desse ou daquele atleta, mas pouco se importa com assuntos como política, educação e economia. Isto é, pois, a perda de foco, é tomar o acessório como principal. O futebol é acessório, jamais o principal.

Acreditamos, portanto, ser imperioso aproximar os livros do povo para que o brasileiro leia mais e, consequentemente, reflita mais. E por isso há muito tempo juntamente com alguns amigos abraçamos a causa de divulgar a “Leitura na Empresa”, e montamos na indústria onde trabalho a nossa própria biblioteca. O investimento? Apenas boa vontade. Despesa? Zero, somente a cessão do espaço para alocação dos livros. Por isso de quando em quando, reportamo-nos a esse projeto para que ele não caia no esquecimento. Aliás, projeto este que deu origem à LEI Nº 5135, de 07 de Maio de 2004 – “Semana Municipal de Incentivo à Leitura”, em que trabalhamos junto com o SESI de Bauru e o então vereador José Humberto Santana.

A propósito, o SESI (Serviço Social da Indústria), possui a “Caixa Estante Cultural”, que se constitui em verdadeiro repositório de cultura e vem beneficiando inúmeras Indústrias espalhadas por Bauru e região. Caixas bem adornadas que embelezam o ambiente, pequenas e fáceis de manejar. São mais de 50 livros colocados a disposição de sua indústria e que podem beneficiar funcionários e seus familiares, tudo isso sem qualquer despesa. Empresário, monte sua biblioteca ou converse com o SESI. Não deixe passar essa oportunidade. Contato com Flávia pelo email: scebauru@sesisp.org.br ou Wellington, pelo email - wellington_balbo@hotmail.com

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 14/05/2010
Código do texto: T2256652