MAÇONARIA - 087 - ESTRUTURA E REGIME DA MAÇONARIA BRASILEIRA

MAÇONARIA

ESTRUTURA E REGIME DA MAÇONARIA BRASILEIRA

Alguns termos maçônicos às vezes ainda causam muita confusão na maçonaria, vejamos, segundo o Dicionário Aurélio:

Potência (Do lat. Potentia.)

Substantivo feminino

1- Qualidade de potente; poderio; poder.

2- Vigor; força.

3- Autoridade; domínio

4- Nação soberana dotada de poderio.

5- Filos. Fonte original da ação.

6- Filos. Possibilidade de produzir mudanças originadas em causas e finalidades externas e internas.

Obediência (Do lat. Obedientia, oboedientia)

Substantivo feminino

1 - Ato ou efeito de obedecer.

2 - Hábito de, ou disposição para obedecer.

3 - Submissão à vontade de alguém; docilidade.

4 - Sujeição, dependência.

5 - Submissão extrema; vassalagem.

6 - Rel. Na Ordem de S. Bento, mosteiro, granja ou pequeno priorato sujeito a uma ordem superior.

Federado (Part. de federar)

Adjetivo

1 – Que pertence a uma federação.

Substantivo masculino

2 – Aquele que pertence a uma federação.

Federação (Do lat. tard. Foederatione)

Substantivo feminino

1 – União política entre estados ou províncias que gozam de relativa autonomia e que se associam sob um governo central.

Confederado (Part. de confederar)

Adjetivo

1 – v. coligado

Substantivo Masculino

2 – v. coligado

Confederação (Do lat. tar. Confoederatione)

Substantivo feminino

1 - Reunião de diferentes estados que, embora conservando a respectiva autonomia, formam um só, reconhecendo um governo comum.

Delegado [Do lat. delegatu, part. pass. De delegare (v. delegar)]

Substantivo masculino

1 – Aquele que é autorizado por outrem a representá-lo; comissário.

2 – Representante.

POTÊNCIAS E OBEDIÊNCIAS ATUAIS

As Grandes Lojas Maçônicas são uma potência confederada; CMSB – (Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil), os grão-mestres têm autonomia plena, não são subordinados a um poder central, e suas lojas são consideradas como filiadas.

Os Grandes Orientes filiados a COMAB (Confederação Maçônica do Brasil), também são uma potência confederada, os grão-mestres têm plena autonomia, não são subordinados a um poder central e suas Lojas são consideradas como filiadas.

A UNILOJAS-MG é uma potência livre, independente e soberana, e suas lojas também são consideradas como filiadas.

Os Grandes Orientes do Brasil formam uma obediência federada; os grão-mestres não têm autonomia, ela é apenas relativa, são subordinados a um poder central; com o devido respeito, na realidade são representantes, ou seja, delegados do soberano grão-mestre geral, dependem dele para praticamente tudo, as lojas são consideradas como subordinadas, inclusive o patrimônio que elas adquirem com o sacrifício dos irmãos ficam vinculados obrigatoriamente ao Grande Oriente do Brasil e em caso de desligamento da obediência perdem o patrimônio que construíram (regime feudal).

O Grande Oriente é uma federação que adota diversos ritos maçônicos.

A Grande Loja é uma confederação que adota um único rito (é incomum adotar mais de um rito maçônico), Apenas para exemplificar: As Grandes Lojas dos Estados Unidos da América do Norte e Inglaterra só adotam um rito, é o correto.

As lojas maçônicas simbólicas são administradas pelo venerável mestre, 1° e 2° vigilantes, quando formam uma Grande Loja, estes oficiais passam a respectivamente a usar o nome grande a frente de seus cargos, ou seja, grão-mestres, grandes 1° e 2° vigilantes, etc. As lojas simbólicas não possuem o cargo de venerável mestre adjunto, não cabendo, portanto, a uma Grande Loja ter o cargo de grão-mestre adjunto.

Obs: A CMSB e COMAB são órgãos criados por duas potências (Grandes Lojas e Grandes Orientes), mas não têm poder decisório, podem apenas apresentar sugestões, e os respectivos grão-mestres estaduais podem aceitar ou não, eles são independentes.

As Grandes Lojas Regulares, obediência que trabalha sob a égide da Grande Loja Regular da Inglaterra e sob os auspícios do Alto Conselho Maçônico do Brasil (ACMB).

As Grandes Lojas Unidas fazem parte da COMUB (Confederação da Maçonaria Unida do Brasil).

A Grande Loja Arquitetos do Aquário (GLADA), obediência mista.

A Grande Loja Maçônica Mista do Brasil.

A Grande Loja Feminina do Brasil.

A Ordem Maçônica Mista Internacional “Le Droit Humain”.

Existem em outros estados do Brasil, diversas organizações maçônicas com denominações variadas.

Com grande criatividade começaram a surgir algumas que funcionam apenas através da Internet, as lojas são virtuais, como não poderia deixar de ser, cobram pelos serviços e certamente conseguirão um grande número de adeptos incautos.

A maçonaria terá que se revitalizar para enfrentar a maçonaria virtual, as lojas deverão adotar outros métodos para convidar novos candidatos, sem que seja preciso abrir mão da seriedade necessária. As lojas poderão usar também a internet, para solicitar o comparecimento de pretendentes em seus endereços de funcionamento, para conhecê-los e esclarecer sobre a sublime instituição, combatendo assim, as lojas que funcionam apenas virtualmente, e que só procuram auferir rendas para os seus proprietários. Se assim não o fizermos, jamais poderemos reclamar das pessoas inocentes que vierem a pertencer a uma loja virtual, pois, estaremos abrindo mão de esclarecê-las.

PEDRO NEVES .’. MI.’. 33.’. MRA

Site Maçônico ( www.pedroneves.recantodasletras.com.br )

SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO: ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM – REAA (VISITE O SITE: (www.pedroneves.recantodasletras.com.br) CLICAR EM LIVROS À VENDA.