Assepsia

ACONTECEU EM CINGAPURA:

Cingapura e uma cidade jardim. Todos os prédios e residências nascem como frutos no meio das árvores e flores. Não existe poluição nem trânsito congestionado. Apesar de ter partidos políticos, juiz de plantão e parlamento, um só homem octogenário de casa tem o poder de modificar qualquer lei e decisão. Tudo é disciplinado por chibatadas nas nádegas com vara de bambu aplicadas em praça publica. Um babaca americano, jovem riquíssimo foi a Cingapura, comprou um spray e pichou uma Mercedes Benz. Foi preso na hora e condenado a 24 chibatadas em praça publica. O pai do babaca, muito rico e amigo do então presidente Clinton pediu ajuda do governo americano. Clinton pediu ao papa que juntos solicitassem perdão para o jovem. Pela primeira vez Lee Kuan cedeu e transformou as 24 chibatas na bunda com vara de bambu em 12 e o jovem americano foi levado de volta aos EUA em jato privado como traseiro ferido pelos vergalhões das chibatas e passou seis meses de hospital esperando sarar.

Atualmente, a renda per capita de Cingapura excede a média da União Européia. A cidade-Estado funciona sem maiores problemas em um sistema metropolitano totalmente planejado. A ilha é o primeiro país do mundo a ser conectado por fibra óptica em toda sua extensão e deve tornar-se também o primeiro país a livrar-se do fumo e das drogas. A cidade é limpa, pois o ato de jogar lixo nas ruas é punido com multas pesadas e trabalho comunitário realizado com uniformes verdes e expostos na mídia. E há coexistência relativamente pacífica com o mundo muçulmano circundante, embora toda a população continue a ser organizada em milícia armada.

Assepsia: Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias - Prática que visa a reduzir a contaminação (por bactérias, vírus, fungos e outros parasitas) - Ausência de infecção - Método empregado para impedir que um determinado meio seja contaminado - Ausência de organismos patogênicos -

Corre na internet um texto sobre a violência em Cingapura, diz o texto que:

... Um Militar, com mão de ferro, assumiu o comando do país. Em meses, dos cerca de 500 mil presidiários sobraram somente 50. Todos os outros (criminosos confessos) foram fuzilados. Todo homem público (político, policial, etc) corrupto foi fuzilado (Existiam milhares de provas contra eles). Todos os empresários ladrões foram fuzilados ou fugiram rápido do país.

Aquela multidão de drogados que ficavam dormindo nas ruas, fugiram desesperados para Kuala Lampur, ou seriam fuzilados. Tinha uma mensagem de televisão onde o novo governo avisava que o país estava com câncer e que a única solução era extirpá-lo. Tipo, se algum parente seu foi extirpado, compreenda, ele era um câncer para a nação.

Depois de ter feito toda a limpeza no país, reorganizado o sistema político, judiciário e penal, esse militar convocou eleições diretas e se candidatou para presidente. Venceu as eleições com 100% dos votos.

Hoje, Cingapura é um dos paises mais seguros de se morar. Já no avião, a ficha de desembarque tem um "DEAD" (morte) bem grande em vermelho e a explicação da penalidade sobre o porte de drogas. Com zero virgula nada de cocaína encontrada, o sujeito ou é sumariamente fuzilado, ou é condenado a prisão perpétua com trabalhos forçados.

Um surfista brasileiro, tentou entrar em Cingapura com uma prancha de surf recheada de cocaína. Óbvio que ele traçou a sua própria morte. E a mãe do jovem traficante apareceu na TV pedindo para o Lula interceder pelo filho, não adiantou nada.

Nos hotéis, os "Guias da Cidade" tem uma página explicando que a polícia de Cingapura garante a integridade física de qualquer mulher 24 horas por dia (isso porque na antiga Cingapura, sem lei e ordem, as mulheres que saíam sozinhas eram estupradas).

O chiclete é proibido em Cingapura, pelo simples fato de que, se jogados no chão sujam as calçadas da cidade. Ano retrasado, a secretária local de um amigo, que estava fazendo um trabalho por lá, foi seguida pela polícia desde sua casa até o trabalho. Quando chegou no trabalho ligou a seta do carro para entrar no prédio, a polícia deu-lhe sinal para que ela parasse. Um dos policiais veio até a janela do seu carro e disse: "Como a Sra. sabe, estamos fazendo uma campanha de civilidade no trânsito. E a Sra., em todo o trajeto da sua casa até aqui, não cometeu nenhuma infração. Parabéns! Aqui está um cheque de 100 dólares e pediria para a Sra. assinar o recibo, por favor.

Sabem? O BRASIL tem solução, basta importar um parente desse militar que tenha as mesmas características.

_______________________________________

Tudo bem que Cingapura é do tamanho de Florianópolis.

Mas...

E na China?!!!

A China com 7, 8, 9 ou 10 vezes mais habitantes, os crimes representa apenas 10% dos crimes praticados nas grandes cidades e nas demais nações. Sejam elas, populosas ou não.

Para quem estiver a passeio ou tratando de algum negócio na China, é comum não ver policiais a não ser no aeroporto e ferroviárias para cuidar de questões de entrada de passageiros de outras províncias e países. Várias cidades na China possuem mais ou menos a mesma quantidade de habitantes que São Paulo, 10 milhões de pessoas, com o mesmo tipo de problemas que uma cidade desse porte tem, mas com uma única grande diferença: Na China não existe nenhum medo de violência. Qualquer tipo de arma é proibido até para guardas locais, sendo apenas liberado para o exército.

Na China não há carros-fortes para transportar dinheiro. É um carro normal com apenas dois funcionários que fazem o transporte. É muito comum ver na fila do banco uma pessoa depositar ou sacar naturalmente US$10.000 e sair tranqüilamente pela rua.

Deng Xiaoping, herói da modernização chinesa, com pouco mais de 1,50 de altura, 92 anos, sem nenhum apreço por ideologias, nunca achou que um regime de liberdade política pudesse manter nos trilhos uma população de mais de 1 bilhão de habitantes.

Sempre nos colocamos com certos preconceitos em relação a ditaduras e censuras sobre um povo, população. Porém, de certa forma, pode haver alguns sentidos no Regime Chinês com uma população de 1,3 bilhão de habitantes vivendo em um sistema antidemocrático e sentindo-se feliz e, porque também não dizer, "livres" no ir e vir em comparação, por exemplo, com a cidade do Rio de Janeiro ou São Paulo.

Para organizar a sociedade de modo que melhore a situação da violência seria necessário tratar o mal pela raiz, e para isso deve-se começar mexendo num dos maiores vespeiros do sistema brasileiro: a corrupção.

Na China como também em Cingapura não é freqüente a cultura da desobediência. A maioria das pessoas continua confiando plenamente em seus líderes. Claro que existe mil defeitos e críticas em não se deixar uma pessoa pensar e dizer o que quer. Mas creio que uma ampla liberdade política na China não iria conseguir manter nos trilhos uma população de mais de 1 bilhão de habitantes.

Em relação à violência, um governo conseguir com que praticamente um bilhão de pessoas não sintam o sentimento de medo de é realmente para pararmos para pensar.

E... do Brasil de então do AI-5, o mais cruel dos Atos Institucionais, interessante analisarmos para "os dias de hoje", o art. 8º do AI-5 em que foi instituído, considerando o Preâmbulo do Ato Institucional nº 1, de 9 de abril de 1964 que visava a dar ao País um regime que, atendendo às exigências de um sistema jurídico e político, "assegurasse autêntica ordem democrática, baseada na liberdade, no respeito à dignidade da pessoa humana", no combate à subversão e às ideologias contrárias às tradições de nosso povo, "na luta contra a corrupção", buscando, deste modo, "os. meios indispensáveis à obra de reconstrução econômica, financeira, política e moral do Brasil, de maneira a poder enfrentar, de modo direito e imediato, os graves e urgentes problemas de que depende a restauração da ordem interna e do prestígio internacional da nossa pátria".

Diz o Art 8º - "O Presidente da República poderá, após investigação, decretar o confisco de bens de todos quantos tenham enriquecido, ilicitamente, no exercício de cargo ou função pública, inclusive de autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista", sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

...dos parágrafos do AI-5 tanta gente no rol / nos abrigos, telhado de zinco rolava sexo, droga e rock and roll / outros fugiram do batente / da mesada do pai / seguiram na viagem / opção estudar, protestar, um político vertente nas passeatas paisagens / profissão vadiar nas barganhas de vantagens / outros sistemas hoje cravados na tez / outras marias e clarices choram por tanta gente que partiu / aqueles em que ser livres fingem / nas mãos o tremor, AR-15 / tingem o caminhar de tantos pés... (integra do texto: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/47858 ).-

_Plínio Sgarbi

Troca de ideias a Psicóloga, Escritora e Poeta Clevane Pessoa

Link:

http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br/profiles/blogs/2troca-de-ideias-com-plynio-1

fumaças tragadas, gritos, canções, granadas

zunidos ficaram em meus ouvidos

nos pulmões o soluço comprimido

cabelos compridos e jeans desbotado

no bolso ficou o sonho bordado

nó cego o visto é que invista

na pista não se enxerga

quem é em vista

peões nas infantarias

santa ingenuidade!

qual é a cabeça que pensa

quanto as anuidades?

o que se paga para marchar

não vale o que se presta

nesse papel a manchar

Mas...

Suspensos como um " til " na palavra ilusão

para interpretar a ação no meio da multidão

às vezes é compreensível

que não se tenha os pés no chão

_Plínio Sgarbi