LIBIDO

O que é a LIBIDO?

A libido é a energia através da qual o instinto sexual se expressa. Freud insiste em atribuir ao conceito de libido caráter de energia específica do instinto sexual. Diz: " a libido é o impulso motor

do instinto sexual, assim como a fome é o impulso motor do instinto

de conservação. Tudo quanto é impulsionado pela libido, a energia do instinto sexual, tem caráter sexual".

De acordo com César L. Musatti, em "Tratado de Psicanálise":

"a libido é a força mediante a quao o instinto sexual se manifesta, ou mrlhor, é o instinto sexual concebido dinamicamente como energia que pode serorientada em várias direções, pode ativar e por em movimento os mais diversos mecanismos e passar de um a outro desses mecanismos".

Para Jung, libido é a energia psíquica indiferenciada da qual dispõe o indivíduo, introduzida em todos os processos mentais. Por outro lado , esta libido faz parte de um conjunto mais vasto, a energia vital. "Dada a ampla extensão emprestada ao conceito de sexualidade na doutrina psicanalítica houve quem quisesse identificar a libido com a mesma energia psíquica genericamente compreendida, isto é , como a força que põe em movimento todo o mecanismo da vida psíquica do homem (ser humano); outros a identificam com o interesse, qual força que gera o homem - ser humano - em suas relações com todos os elementos que podem transformar-se em objetos de atividade".

Ainda, para Freud a base mais profunda do psiquismo é constiruída pelo id , e este nada mais é que a fonte do inconsciente e inorganizada da libido ; compreende os impulsos e desejos que não são aceitos na vida consciente, ou daí foram expulsos, isto é, recalcados. Freud denomina , também , a libido de Eros, que para ele , constitui no homem a única força construtiva.

A libido , não há dúvida , é a energia sexual , vinculada á energia psíquica que irá no adulto localizar-se principalmente nos orgãos sexuais, a fim de movimentar a função reprodutora do homem.

Enquanto a libido se relaciona com as demais partes do corpo traduzidas em satisfações sensoriais, pode ser chamada energia sexual, mas quando se concentra nos orgãos sexuais com finalidade de reprodução, pode ser chamada energia genital.

P.S - existem outras teorias , conceitos , opiniões sobre a libido . Fico , apenas , nestas, embora tenha estudado variadas opiniões, tanto considradas científicas , ou não .

Toda vez que cito HOMEM , entenda como ser humano e não apenas o sexo masculino .

Kalena: aguardando a chegada do Inverno.

Outono,jun,2010. Amanhã , Lua Nova.

:::::::::::::::::::::::::^^^^^^^^^^:::::::::::::::::

kalena
Enviado por kalena em 11/06/2010
Código do texto: T2314345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.