CAIM - texto II

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

C A I M

(Texto II)

“Onde está Abel, o teu irmão?” – Gn. 4.9.

Caim, aquisição.

Já no início da raça humana é-nos revelado que Deus se comunica com Suas criaturas no afã de ajudar e amparar os Seus, os por Ele criados. Primeiro com Adão e com Eva, na tarde de cada dia. Depois, aos descendentes deles, em épocas cada vez mais espaçadas. No início, em uma presença talvez física, teofânica: “ouviram a voz do Senhor Deus que andava no jardim”. E, então, em uma presença apenas audível, porém clara e real.

Também aprendemos que haja, no caráter divino, uma regra que será evidenciada mais tarde, pelo Filho do Seu amor: “Os sãos não necessitam de médico; mas sim os doentes”. O diálogo de Deus com Caim se deu fora dos limites do Edem, pois os pais já haviam sido expulsos daquelas cercanias, há muitos anos. Viviam em uma nova dispensação que não a da inocência. Agora conscientes e responsáveis pelos seus próprios atos, em amplo e determinado livre arbítrio: “O pecado jaz à porta, mas a ti cumpre domina-lo”.

Não consta, nesta narrativa bíblica, que o Senhor Deus houvesse mais falado aos Seus personagens terrestres. Caim foi privilegiado obsequiosamente com uma manifestação da voz de Deus. Os apelos da Divindade ao homem, ao ser humano, são interiores no profundo do espírito, séde da adoração. A alguns manifestou-se em sonhos. A outros, através de anjos e mensageiros: “Havendo Deus outrora falado muitas vezes e de diversas maneiras, a nós falou-nos nestes últimos dias, pelo Filho, a Quem constituiu herdeiro de todas as coisas, por Quem fez também o mundo” – Hb. 1.1.

Jesus é a figura central no global plano de Deus. Seu sangue fala de coisas superiores ao que fala o sangue de Abel. Caim acabou condenado, amaldiçoado por causa do sangue derramado devido à agressão de objeto contundente por ele aplicado no seu irmão. Abel morreu ensanguentado. Uma vida inocente foi injustamente imolada por alguém que era do Maligno – I Jo. 3.12.

No monte denominado caveira, Jesus expirou até a última gota de Seu sangue inocente em propiciação – hilasmos (palavra grega de conotação a doutrina judaica) – pelos nossos pecados. Sobre Ele recaiu o pecado de todos nós, a transgressão da lei divina. Tal ação foi abrangente, satisfatória àquela exigência, e oferecida na boa nova a todo o que Nele crê. Jesus é o segundo Adão, o último Adão, o Homem do céu, o único Mediador entre Deus e os homens.

Caim perdeu a oportunidade de arrepender-se e crer na misericórdia divina. Fez-se insolente dizendo não ser o guardador do seu irmão. Oportunidades perdidas ante aos apelos de Deus. Enquanto escrevo, antevejo a multidão de pessoas que me lêem. No site Recanto das Letras, são já cinco mil e setecentas visitas. Neste conceituado jornal, A Gazeta de Varginha, muitas pessoas neste um ano e meio de publicações. Só Jesus é o alvo para o qual chamamos a atenção. Cremos que assim como no livro Apocalipse Jesus esteja, por estes meios, a dizer-nos: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a sua porta, entrarei em sua casa, com ele cearei, e ele comigo”.

Só Jesus.

- 15/06/2010 -

O Pr., Th. D. Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: serafimprdr@ig.com.br