Você já Ganhou a SUA Copa?

Escrevo este texto antes do jogo entre Brasil e Holanda, e como todo brasileiro, esperando que a nossa equipe seja a vitoriosa. No entanto, penso em um assunto mais importante enquanto o faço. Sei que de quatro em quatro anos muitos se preparam para este evento esportivo, como se fosse a coisa mais importante de suas vidas.

Os que são diretamente ligados ao futebol se movem para estes anos com toda a intensidade, sonhando em brilhar e possuir a coroa dos atletas mundialmente vencedores. Os torcedores ficam na expectativa destes quatro anos porque de alguma maneira sentem-se parte desta conquista, afinal a bandeira e o nome de sua pátria está em questão neste jogo, e certo sentimento parece aproximar as pessoas neste sentido.

No entanto, de quatro em quatro anos é possível que algumas coisas mudem em nossas vidas pessoais e muitas vezes não enfatizamos a possibilidade destas mudanças. Neste período é possível concluir o Ensino Médio e iniciar uma faculdade, fazer um curso tecnológico e iniciar-se em uma profissão rentável, gestar e gerar um novo negócio a partir de uma grande idéia, rever conceitos, estabelecer novos sonhos e projetos familiares e pessoais, e tantas coisas mais.

Conheço muitas pessoas que já assistiram à várias copas e continuam exatamente as mesmas, sem mudanças e por isso mesmo se fizeram amarguradas ou deprimidas, porque culpam a si mesmos e aos outros pelo seu infortúnio.

Por outro lado conheço outras que de quatro em quatro anos tem sempre experiências novas e testemunhos novos para contar e mesmo diante de lutas e adversidades, são capazes de renovar o ânimo e seguir em frente, considerando as oportunidades e não apenas as perdas.

Refletindo sobre isto percebi SETE coisas nestas pessoas do segundo grupo:

1. Elas têm motivação interna que as faz mover-se na direção dos sonhos e planos de Deus para as suas vidas, considerando-O em seus caminhos.

2. Alimentam constantemente a sua fé com a leitura e interpretação sadia da Bíblia, como a Palavra de Deus e com bons livros, os quais constroem e edificam.

3. Relacionam-se com pessoas que desejam crescer, que não comprometem as suas vidas com sonhos rasteiros ou atitudes inconseqüentes (diferente do que alguns atletas andam fazendo).

4. São pessoas aptas para viver e aptas para morrer, porque tem a certeza e a segurança daquilo que as espera do outro lado, ou seja, livre acesso à Casa do Pai. Tem a senha do sangue de Jesus.

5. São pessoas curadas, perdoadas, resolvidas, tratadas na alma pela ação do Espírito Santo de Deus.

6. São pessoas perserverantes e guerreiras, que sabem de onde vieram, aonde estão e para onde vão e sobretudo, com quem vão.

7. São pessoas que se dispõe a doar-se, não querem vencer sozinhas. Levantar e erguer os outros é a sua maior aventura.

Quantas destas qualidades estão hoje presentes em seu comportamento? São elas que lhe farão vencer a SUA COPA.