O BRASIL VOLTOU. FALTOU LIDER.

" O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher ".
                                 Cora Coralina.

 


Assisti ao jogo Brasil e Holanda. Como sou agitado e nervoso por natureza, acabei com uma crise hipertensiva, aí deixei a poeira baixar, pois me retiraram a TV, o computador e como se fosse criança me colocaram mesmo a contra gosto para dormir.

Agora mais calmo e com a cabeça no lugar, vejo as coisas da mesma forma como via antes do início da Copa. Acho desde o início que faltava LIDER na seleção, pois não adianta nos dias de hoje ser chefe, brigar com a imprensa, com os torcedores e manter jogadores aprisionados por 52 (cinqüenta e dois) dias. Convenhamos que quem tem  família, não pode e não deve ficar confinado tanto tempo, pois isto abala a moral do indivíduo.

Para se ter uma idéia, nem o Curso de Guerra na Selva do Exército Brasileiro considerado o mais  dificil do MUNDO apesar de toda dureza e apoio psicológico, não se confina o homem mais do que oito ou dez dias para que se mantenha o arejamento do militar( convivência com a família e com outras pessoas e lugares).

O que é ser Líder?

Seja onde for, no trabalho, no grupo religioso ou no esporte, não importa onde, basta que pessoas com objetivos comuns se reúnam que sempre haverá aquela que se destacará, passará à frente e acabará conduzindo o grupo nas decisões. Para ser líder , ao contrário do que se pensa, é preciso um alto índice de humildade e generosidade. São características que tornam mais fácil o trânsito do líder, fazendo-o aproximar-se de todos, sempre dentro de um ambiente de confiança.

O líder não humilha, não expõe pessoas ao ridículo, não entra em polêmicas inúteis, pois visa sempre o melhor para o grupo. O " jogo de cintura" do líder é justamente extrair as habilidades individuais dos elementos de sua equipe, combinando-as em busca da sinergia.

O que é ser chefe?

O chefe é seguido pelo medo, tendo isto uma influência direta na produtividade. Na realidade uma pessoa quando chefiada faz seu trabalho porque o chefe mandou.

O modelo de chefia normalmente funciona mal em tempos de crise, porque a concorrência aperta e é necessário que todos deem o melhor de si. Se as pessoas não acreditam que vão alcançar o objetivo comum do grupo, por mais que sejam mandadas não produzem o necessário.

Minha análise.

Nosso técnico nunca foi um líder e sempre agiu como chefe, se desentendendo com torcedores, imprensa e jogadores. Nunca tinha sido técnico de futebol. Era um jogador bastante aplicado e duro nas jogadas.

Esqueceu acima de tudo, que uma Copa se ganha com 23 jogadores e não com um só time. Teimosamente não convocou os garotos do Santos que poderiam ter virado um jogo de uma hora para outra com seu futebol vibrante e bem brasileiro.

Levou dois jogadores sem condições físicas, Julio Cesar saído de duas cirurgias de coluna e Kaká com uma infecção crônica no púbis jogando sempre com dores.

A equipe não tinha um planejamento técnico e tático,  parecendo que os adversários não foram estudados, já que a Holanda fez sempre o mesmo jogo e entrou quase sempre pelo mesmo lado do campo (o esquerdo).

Faltou experiência de mudar o jogo usando o banco. Devido a sua teimosia, não tinha jogadores versáteis para fazer tal mudança, nem ele tinha visão de jogo para efetuar qualquer modificação tática ou técnica e a imagem do técnico esmurrando a grade, diz tudo a respeito de seu temperamento e de sua capacidade de liderar e mudar. Não queriamos 11 guerreiros ou 11 gladidores e sim os 23  melhores jogadores brasileiros.

Para 2014 já se fala em Felipão de volta ao cargo de técnico e dos atuais jogadores, só têm condição de continuar na seleção, Júlio Cesar e Kaká, se resolverem seus problemas de saúde e Robinho se voltando à Europa, deixar de lado as baladas noturnas. Com reais possibilidades temos Thiago Silva e Ramires.

Não sou de adivinhar, mas vou arriscar um prognóstico: a Alemanha é o melhor time desta Copa, incomparável com qualquer outra. Tem um time renovado, forte e com uma boa disposição tática em campo.

Já afirma Pelé maior jogador do mundo:

“É bom esfriar a cabeça. Toda vez que uma seleção sai como favorita para ganhar a Copa do Mundo, ela acaba perdendo.” 

                                           
 
Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 05/07/2010
Reeditado em 05/07/2010
Código do texto: T2358920
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.