CUIDADO: NEOLIBERALISMO CAUSA DESEMPREGO!!!

É a inigualável lógica do mini-max: custos mínimos e produtividade máxima _ sem falar nos lucros.

Com as políticas neoliberais que os governos vêm elaborando as empresas multinacionais estão cada vez mais à vontade para explorar as potencialidades dos países mais pobres. Podemos ver o exemplo da Volkswagem em São Bernardo dos Campos. Esta empresa a cada baixa nas vendas ameaça demitir centenas de empregados _ e não venham me dizer, senhores diretores de marketing, que se trata de mão-de-obra pouco qualificada como sempre fazem questão de fazer _ para que sua margem de lucros não venha a despencar. Baixa nas vendas, corte nos custos, ou seja, no número de desempregados.

Esta empresa chegou ao cúmulo de enviar as cartas de demissão aos seus empregados durante o expediente e manda-los de volta ao trabalho como se nada houvesse acontecido. A não regulação do mercado faz com que as empresas tratem seus empregados como capital e como capital os empregados podem ter alto valor ou não. Quando este capital traz lucros ele é bem visto e até mesmo elogiado, mas quando não traz os devidos lucros ele é expurgado.

Antes o Estado era um elo entre as empresas e o empregado, agora com a pressão neoliberal dos paises desenvolvidos, o Estado abandonou seu papel de interventor na economia deixando as grandes empresas ao seu bel prazer modelando o mercado de capitais (financeiros, naturais e humanos) ao seu gosto e interesse. As empresas multinacionais estão agindo num mundo cada vez menos governado politicamente e mais governado pelo capital.

Assim os empregados da Volks e de outras empresas _ NIKE, FORD, EXXON, CVRD, empresas de ônibus e empresas terceirizadas _ estão à mercê dos altos e baixos do mercado mundial, pois nunca uma venda ou uma crise foi tão importante para a manutenção de um ou milhares de empregos.

O fato de os Estados estarem perdendo sua força diante do capital financeiro é extremamente delicado, pois serve de incentivo para que o povo fique desacreditado com relação ao que fazer e contra o que ou quem lutar.

Para não dizer que não lembrei (ou não falei de flores): feliz Dia da Independência ???

07/09/2006

Denilson Almeida
Enviado por Denilson Almeida em 09/09/2006
Código do texto: T236307