A MENTE ABERTA & CORAÇÃO TRANQUILO

Você já parou para pensar qual versão de si mesmo está dando mais ibope? Será que é aquela que você havia planejado passar o resto da vida? Isso é importante para que saibamos o que pode estar dando errado, quando sai errado. Temos uma péssima visão de nós mesmos. Sempre achamos que alguém é melhor, mais bonito, mais interessante, mais inteligente e nem nos damos conta que isso é uma acusação cruel e sem fundamento, quando corrompemos o direito de decidir o que é melhor para gente, a começar pela opinião que temos de nós mesmos.

Não há uma receita secreta e nem um ingrediente mágico para manter a auto-estima devidamente equilibrada, no entanto, equilibrar a aparência que vemos no espelho que nos agrada já nos parece muito, mas para isso você precisa externar as coisas boas guardadas dentro de si, de uma maneira sensata e coerente, muito mais que a boa aparência que você possa ter. De nada adianta olhar para o espelho e lamentar pelo que não é. Temos que saber o que esperar do rosto que sustenta nossos olhos.

O bem estar bem consigo mesmo é o principio de tudo. Quando isso acontece, até o trabalho mais infeliz que existe, se torna menos árduo. Nossa capacidade se revigora, nosso ânimo se regenera. Criamos uma força capaz de mudar o mundo e o nosso universo interior, a começar pelo nosso guarda-roupa e pelas quinquilharias que a gente guarda ao longo dos anos e assim como aquelas gordurinhas acumuladas que já nos acostumamos a elas.

Tudo o que fazemos reflete naquelas que deixamos de fazer, quer seja por nós mesmos, pelo outros e pelo futuro dos outros, uma vez que estamos inseridos neles. Pelo menos das pessoas que amamos e das que juramos defender. Que na vida haja tanta adversidade, isso já não é surpresa para ninguém, mas sem elas, como poderíamos medir a nossa capacidade e do nosso talento em superá-las? Há virtudes, mesmo na maldade que praticamos a nós mesmos e não que vemos, principalmente, quando elas nos motivam a mudar aquilo que não está bom. Acordar todos os dias é uma benção divina. É o reset que precisamos para fazer diferente no dia de hoje do que saiu errado ontem, assim como a força de vontade é o que nos aperfeiçoa, nos impulsiona e nos mantêm motivados. Tudo depende de que lado da historia você está. O vilão nem sempre se dá bem e muito menos chega à frente do mocinho, por isso tome cuidado na hora de escolher de que lado da historia gostaria de ficar. Se auto punir com comparações injustas, quando deveríamos trabalhar arduamente é se permitir dormir na inércia e isso, infelizmente é um ponto a mais no campo do adversário e um a menos para nós.

Amar o outro como a nós mesmos é um dos mandamentos mais sábios e mais honestos que existe. Não que os outros não sejam, porém este é o que fala diretamente conosco e nos coloca na linha reta de igualdade. Como desejar que o outro nos ame, se vivemos o tempo todo nos sabotando, nos reprimindo, nos oprimindo? Isto acaba se tornando um fardo que o outro com o tempo se recusará a carregar e não se admire se em um determinado momento ele pegue a mochilinha e vá se dirigindo até a porta. Ninguém gosta de alguém que esconda o que é. As pessoas se atraem por gente animada, alegre, com um humor leve e saudável. Pessoas engraçadas estão sempre acompanhadas de outras pessoas e a aquelas que são felizes, de admiradores. Por que será?

Você não precisa ser uma celebridade e nem achar que merece devoção, no entanto se a luzinha dentro de você não estiver regulada, o excesso ou a falta de luminosidade o deixará desfocado ou no escuro.

Ninguém veio ao mundo sem utilidade. Todos nós temos uma razão para existir. Os mais bonitos, os mais inteligentes e os mais ousados possuem uma notoriedade própria deles, mas sem talento e sensatez nada sobrevive. Até para existir tem que haver talento e talento é uma coisa que a se aprende se capacitando, se desenvolvendo, se ‘insatisfazendo’ com si mesmo. A porta fechada não separa nossos sonhos da realização deles, por isso devemos ter habilidades que possam abri-la. O desamor de alguém não dura muito tempo, quando a gente se dá conta de que outro amor pode entrar pela janela. Tudo vem da persistência e na quantidade de fé que a gente deposita. Na quantidade de tempo e dedicação que a gente dispensa na realização de nossos projetos. Não sabote a si mesmo. Não lhe diga coisas duras que acabará acreditando. Não lamente pelos amores perdidos que também dependerão dos amores dos outros. Tudo é uma questão de foco. Se você regular bem as lentes certas verá muito mais o que os outros não vêem.

Conte boas historias a seu respeito. Deixe que as pessoas saibam que você é alguém que coloca em prática os sonhos que planeja. Conte algo engraçado de si mesmo, mostre que você também sabe rir das suas imperfeições. É mais feliz quem admite isso. Tire o ‘talvez’ do seu vocabulário e fale com mais segurança. Seja firme em negar aquilo que não lhe agrada. Dê rumo certo para as pessoas chegarem até você. Mostre a porta aberta para as boas novas e teça uma colcha de retalhos com as que não lhe servem mais. Transforme-se. Supere-se. Encha-se de orgulho pelas coisas que fez, pelas decisões que tomou e até pelos devaneios que teve. Quando a gente gosta do que faz, tudo fica mais fácil. Então tenha pressa por gostar de si mesmo. Tenha urgência de admitir-se em sua vida. Você é o único chefe a mandar nesse corpo cheio de vontades, nessa mente que não aceita rejeições e nem tolera fraqueza de espírito. Enquanto os outros escolhem o lado negro da força, mostre que você escolherá o mais sensato. Levante para um dia cheio de possibilidades, se vista com a melhor roupa que venda a sua imagem. Sorria para as pessoas desconhecidas, isso as deixarão surpresas, por mais que pareça bobo. E bobo, nesse mundo, quem não é ou já não foi? Rimos das comédias o tempo todo, das piadas que alguém contou sobre algo que não deu certo, e ‘não dar certo’ nem sempre significa que esteja errado. Por que não se permitir também a esses pequenos atos falhos. Tornar consciente o que já está evidente é uma maneira de estar feliz com o que você é, e com o que já conquistou.

Revigore-se. Renasça. Acredite na dúvida das pessoas. Elas também acertam. São elas que lhe dão a noção correta do que ainda precisa ser feito, do quanto precisa melhorar e do quanto não deva se dar por satisfeito. Pessoas felizes não parecem somente felizes, uma vez que a tristeza é bem mais difícil de disfarçar sê verdadeira. Leia, pense, raciocine, confunda-se, brinque de ser o melhor. Isso torna tudo mais divertido.

Faça algo por si mesmo que não tenha feito antes. Comece de novo até que a massa fique no ponto. Deixe de dar pontos apenas para os outros. Isso os deixa motivados a acertar sempre mais, enquanto você se alimenta de platéia. Esqueça as coisas que não pôde superar. Supere as que pareçam difíceis. A persistência abre fendas nos obstáculos. Só emagreça se for possível, mas não se mate homeopaticamente, ao invés de ser amar compulsoriamente.

A pobreza vive dentro de nós, assim como a preguiça nos dias nublados. Se você julgasse a si mesmo, certamente não seria condenado. Será que se você fosse um produto, você se compraria? Seja honesto quando estiver na frente da prateleira. Creia em alguma coisa ainda que seja em si mesmo e não duvide.

Tome consciência da sua liberdade e das coisas que ninguém possa impedir que faça. Pensar positivo é um dos melhores exemplos que podemos ensinar aos outros. Permita-se chorar uma cota de lagrimas e nada mais. Não fique se lamentando demasiadamente. Só os enfadonhos lamentam a sorte todo instante, e nem mesmo eles se suportam.

Case com quem você gostaria de amar todas as manhãs de sábado e nos domingos de chuva, mas nunca opte por um casamento que sacrifiquem pessoas a um futuro descrente da vida que esperam, baseado no que os outros esperam. Encontre um meio de viver feliz e trabalhe nisso. É pra isso que nos deixamos prender a alguém por amor eudo o que é feito por amor ainda sai mais em conta.

Trabalhe tanto até a perfeição e não à exaustão e assim terá a certeza que não fez nada demais e ainda recebeu por isso. Tenha amigos otimistas, mas otimistas e sensatos. Fuja dos que acham bonito arriscar-se pulando abismos e se aproxime dos que não dizem muito, mas que não pedem nada em troca para te ouvir. Eles ajudam muito quando precisamos de carona.

A mente inquieta sabe o corpo que tem, mas um coração tranqüilo que não se desespera em chegar à frente de todos e nem se apressa para provar nada a ninguém.

Por fim dê uma chance ao Super Herói que você foi um dia. Ele ainda acredita que vai salvar o mundo.

Joel Thrinidad
Enviado por Joel Thrinidad em 24/07/2010
Reeditado em 14/06/2011
Código do texto: T2396429
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.