A NOVA ALIANÇA

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

EXCLUSIVIDADE

Só Jesus é o Logos (Verbo Divino) que integra a divindade eterna: “No principio era o Logos... e o Logos era Deus”. (1)

Só Jesus se dispôs a deslocar Sua posição pela redenção do ser humano: “Não teve por usurpação o ser igual a Deus, mas a Si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de escravo tornando-se semelhança de homens, e sendo reconhecido em forma humana a Si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz”. (2)

Só Jesus é o filho único gerado por Deus Pai: “Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te cobrirá com Sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus”. (3)

Só Jesus dispôs-se a substituir o mundo perante a justiça divina: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. (3)

Só Jesus é declarado ressurrecto dentre os mortos: “E foi poderosamente declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus o Cristo, o nosso Senhor”. (4)

Só Jesus ofereceu-se como sacrifício vicário (substitutivo) pelos pecados do homem: “Muito mais o sangue do Cristo que, pelo espírito eterno se ofereceu sem mácula a Deus purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo”. (5)

Só Jesus anuncia a salvação eterna: “E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. (6)

Só Jesus satisfez a exigência da justiça de Deus, preestabelecida acerca da salvação: “Mas vós sois Dele (Deus) em o Cristo Jesus, o qual se tornou da parte de Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção” (7)

Leis imutáveis foram estabelecidas no tratamento de Deus com a raça humana por Ele criada. Entre a absoluta santidade de Deus e a fragilidade que sobreveio ao ser mortal, estabeleceram-se exigências de pureza, consagração e obediência que nunca foram satisfatoriamente cumpridas. A falha, a queda denominada pecado evidenciou por si mesma a incapacidade da humanidade cumprir o rigor dessas leis. Daí então a provisão do divino se tornar humano, Emanuel, Deus conosco, segundo Adão, último Adão, o Cristo Ungido de Deus. Semente divina - escrevera o apóstolo João em sua primeira carta. (8). Sperma, semente unida ao óvulo de uma virgem, através do Espírito Santo, Semente esta que se tornou o Homem de Nazaré, que andou por toda parte fazendo o bem, curando os enfermos e libertando os oprimidos do Diabo, porque Deus era com Ele”. (9)

Só Jesus pode dizer: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós a minha canga, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas”. (10)

Só Jesus diz: “Se alguém ouvir a minha vós e abrir a porta, entrarei em sua casa, com ele cearei, e ele ceará comigo”. (11)

Só Jesus pode transformar a tua vida, atendendo-te como confessor: “Se confessarmos a Ele os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar-nos os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. (12)

Só Jesus depois de morto ainda apela: “Hoje é o dia da salvação; hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração”. – Hb. 3.7.

Só Jesus.

_________________________________

1) Jo. 1.1 – 2) Fp. 2.6 – 3) Lc. 1.35 – 4) Rm. 1.4 – 5) Hb. 9.14 – 6) At.4.12 – 7) I Co. 1.30 – 8) I Jo. 3.9 – 9) At. 10.38 11) Ap. 3.20 – 12) I Jo. 1.9.