Existem as pequenas mentiras, as grandes mentiras e as pesquisas de opinião

Pesquisas de opinião nunca estiveram tão em evidência no Brasil. Primeiro pelo momento político, onde a candidata do PT, Dilma Rousseff, disparou na liderança, segundo números recentes do Datafolha que atestam sua vantagem de 17 pontos percentuais de vantagem sobre o tucano José Serra. A pesquisa Datafolha é quase uma repetição do Vox Populi/Band anunciado na última terça-feita.

Também ganhou destaque da mídia a pesquisa Lance/Ibope sobre futebol. O Flamengo tem a preferência de 17,2% da população do Brasil, num total de 33,2 milhões de torcedores. O Corinthians vem a seguir, com 13,4% ou 25,8 milhões. O Ibope ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos.

Eu nunca tive a sorte de ser entrevistado por um pesquisador. Aliás, nunca conheci alguém que tenha sido, mas não posso duvidar desses números. Dilma, com a força da popularidade do presidente Lula, deve ser eleita presidente do Brasil no dia 3 de outubro. E o Flamengo, sem dúvida, é o time mais popular do País. Mas permito-me transcrever um comentário irônico que circula na internet (de autor desconhecido), que diz: “Existem as pequenas mentiras, as grandes mentiras e as pesquisas de opinião”.

SIGA O BLOG “FUTEBOL ETC” NO TWITTER

http://twitter.com/marcondesbrito

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 22/08/2010
Código do texto: T2452507