MOVIMENTO P/UM BRASIL MELHOR-Cap 1-Conhecer o passado p/entender o presente

Capitulo 1 - É preciso conhecer o passado para entender o presente

1.1- Idade Média

• Religiões dominantes

• Monarquia

• Iluminismo

Considerado um período de trevas para toda a humanidade, com o poder concentrado na mão da monarquia e da Igreja Católica.

Se analisarmos as questões verá que não há muita diferença entre a idade média e os dias de hoje em relação ao poder de dominação, mudaram a condição do ir e vir, da decisão do que comprar e vender e outras tantas, mas se começarmos a comparar as macro decisões e a verdadeira liberdade, veremos que o direito de decisão, de liberdade continua na mão dos remanescentes deste período.

Deste período temos hoje três dos quatro poderes que nos dominam.

1) As Igrejas dominantes: Católica e Muçulmana.

2) A elite que ostentava o poder.

3) Os Iluministas

Das Igrejas dominantes, surgiram o quarto poder, as igrejas dissidentes.

Como veremos nos próximos sub-capítulos, quem domina não quer perder o poder, na idade média o perigo era transparente, pois quem dominava o fazia a força, sob o poder da espada. Nos dias de hoje a dominação é fácil, mas sutil e gradativa.

Muitas das idéias que temos não são nossas, elas foram colocadas dentro de nossas mentes para aceitarmos algo que normalmente não aceitaríamos como a questão de que o passado passou o que importa é o hoje e a esperança esta no futuro. Ao acreditarmos nisto deixamos a história da humanidade e a história da dominação da raça humana pelos nossos dominantes para trás, um segredo que deveria ser descoberto, fica guardado a mercê de poucos.

Vamos estudar cada um destes movimentos que nos dominam até hoje.

1.2 – Criação dos quatro poderes que dominam hoje o mundo

• Religiões dominantes

• Religiões dissidentes

• Monarquia

• Iluministas

RELIGIÕES DOMINANTES

A Igreja Católica por muitos anos manteve seus seguidores presos à idéia de um Deus Castigador, onde os homens deviam obedecer por medo e não por amor. Até meados de 1.950 ainda se fazia a missa em latim, ou seja, veremos que à população não era dado o direito de entender sob as questões de Deus e de Jesus. Vemos aí a total dominação da mente do ser humano pela condição da submissão as leis de Deus. Hoje muito mudou, mas as raízes da Igreja Católica continuam, muitos católicos dizem que não concordam com tudo na Igreja, mas não a deixam porque considera ela a Igreja que Jesus fundou. Nota: Jesus não fundou nenhuma religião, nem foi ele que escreveu a Bíblia, ela fundou sim a Lei do Amor, do Amor de Deus para com seus filhos, todo os seres vivos do universo.

Muçulmanos, ali o interessante é que não houve mudanças significativas, mas o poder da dominação se vê de uma forma clara e objetiva, onde a religião se torna mais forte e mais dominadora que o próprio governo do país.

RELIGIÕES DISSIDENTES

Existe aqui é uma multiplicação de novas religiões, cada uma querendo demonstrar que a salvação da alma e a felicidade das pessoas só vai acontecer se o ser humano fizer parte de sua religião, como se o representante dali fosse o próprio Deus, para decidir algo tão grande. O que vemos então são pura e simplesmente transferência de poder e manipulação da mente humana, na maioria das vezes, para conseguir benefícios e privilégios para estes representantes, fugindo da essência da fonte primária que é Deus.

E é aí caro leitor que temos que ter cuidados, pois estamos seguindo os ensinamentos de Deus e de Jesus, ou estamos seguindo homens que se dizem passar por escolhidos de Deus para escravizar a mente do ser humano a eles e com isto tirar proveitos?

Em toda religião existe a essência do Bem, o que temos que verificar é se quem conduz esta religião esta realmente com intenções únicas de salvação do ser humano ou se esta com intenções de enriquecimento e poder próprio.

MONARQUIA

A monarquia não foi extinta com o iluminismo e nem com a Revolução Francesa, se buscarmos na história veremos que muitos países foram criados pela monarquia.

Alguns como Japão, Rússia (até 1.917), Alemanha e Austrália (até 1.918), Portugal (até 1.910), Brasil (de 1822 até 1.889), foram extintas, mas muito da cultura e do poder dominante continua, pois não se rompe com algo de uma hora para outra.

Outros continuam com a monarquia até os dias atuais: Como: Espanha, Holanda, Suécia, Dinamarca, Noruega, Inglaterra, esta última é interessante, pois os Estados Unidos foram descobertos por este País.

ILUMINISTAS

O Iluminismo foi a Luz que brilhou na Idade Média e culminou com a revolução Francesa, que tanto contribuiu para o capitalismo nos dias de hoje, teve um lema: “Igualdade, liberdade e fraternidade”.

Este lema surgiu por acreditarem que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e espirituais, pois bloqueavam a evolução do homem. O homem seria o centro de tudo e deveria buscar respostas para as questões e não aguardar serem justificadas somente pela fé.

Igualdade: Todos têm acesso aos mesmos privilégios, as mesmas oportunidades, educação, moradia, saúde, etc.

Liberdade: O Ser humano não só tem o direito de ir e vir, mas também de decidir o que é o certo e o errado e não ser obrigado a aceitar ou fazer o que não concorda.

Fraternidade: A fraternidade é uma ferramenta para o bem, não para as acomodações, não para o aceite do que é mal, irreal ou nocivo ao ser humano. Fraternidade não é caridade de aceitar os fins em detrimento dos meios, ou seja, alguém faz algo errado, não segue as diretrizes e doutrinas e você não faz nada porque é "caridoso" com ele.

Ocorreu a formação de uma sociedade secreta da Idade média formada pelos pedreiros livres e os Iluministas e que se segue até os dias de hoje. Tudo que é secreto guarda algo que não é em prol de todos, nem em prol da humanidade, mas em prol de seus seguidores.

Foi assim através desta união que desencadeou o movimento iluminista e foi através desta sociedade que muitos governantes assumiram o poder durante a história da humanidade, como podemos ver nos Presidentes dos Estados Unidos, citaremos aqui alguns:

George Washington, 1789 – 1797, James Buchanan, 1857 – 1861, Andrew Johnson, 1865 – 1869, Theodore Roosevelt, 1901 – 1909, William Howard Taft, 1909 – 1913, Warren Gamaliel Harding, 1921 – 1923, Franklin Delano Roosevelt, 1933 – 1945, Harry S. Truman, 1945 – 1951, interessante, pois é o país que domina o mundo.

Se fizerem uma pesquisa em outros países encontraram muitos deles.

No Brasil: Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Prudente de Moraes, Campos Salles, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Brás, Delfim Moreira, Washington Luís, Nereu Ramos, Jânio Quadros.

Se de fato tivessem colocado em prática o lema e os ideais iluministas em seus países, o mundo não estaria como esta hoje.

Em um primeiro instante foi benéfico, para o movimento Iluminista, todo este segredo, pois dava a eles a liberdade de fazerem suas pesquisas e estudos e divulgá-las para as pessoas driblando as constantes perseguições da Monarquia e da Igreja católica que tentavam impedir à seus seguidores a liberdade de pensamento. Eles conseguiam divulgar seus ideais, pois ao se juntarem a Sociedade dos Pedreiros Livres que tinham o direito de ir e vir de uma cidade a outra por deterem o conhecimento de fazer construções em pedra, não eram indaga-los aonde estavam indo.

Deste movimento surgi a Revolução Industrial, mas o que vemos não é o interesse em prol da humanidade, mas em mudar o poder de mão, sai a Monarquia, entra o Governo, apoiado por estes cientistas, pesquisadores, economistas desta sociedade secreta.

Se de fato houve-se interesse em mudar a história, em buscar este lema para a humanidade eles teriam se revelado, defendido seu lema e mudado a forma de agir e pensar dos seres humanos. Mas o que vemos aí também são interesses exclusivamente em prol de poucos.

É interessante quando falamos da idade Média, parece ser um tempo tão longe, mas se olharmos para as datas verá que ela se deu entre 1.750 a 1.850 (Revolução Industrial), ou seja, a somente 200 (duzentos) anos atrás.

Considerando, por exemplo, que temos políticos no Governo e governantes nas religiões de 70(setenta) a 80(oitenta) anos de idade, então estamos falando de no máximo três gerações anteriores a nossa.

O filho, na maioria das vezes, sucede o pai, não é difícil deduzir que os ensinamentos e as diretrizes seguidas por um, serão seguidos pelo outro, ainda mais se for para manter o poder vemos isto claramente na política, o pai é Senador, Governador, o filho é vereador, deputado estadual e/ou federal.

De um lado somos bombardeados pelas Monarquias e os iluministas que representam o Governo e o Poder, com a política e a filosofia do TER. Do outro as religiões dominantes e dissidentes com a filosofia do SER.

Reflitam e até a próxima.